Carregando

Undime participa de ciclo de debates e compõe grupo de trabalho sobre formação de professores

14/05/2018 | Undime

Na terça-feira, 8 de maio, a Fundação Itaú Social em parceria com o Instituto Ayrton Senna realizou o Ciclo de Debates em Gestão Educacional sobre a Formação de Professores no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em São Paulo. O evento reuniu um público de mais de 500 pessoas, entre especialistas brasileiros e internacionais, gestores públicos, acadêmicos, educadores e organizações do terceiro setor.

A Undime estava presente e acompanhou o debate sobre formação inicial e continuada de professores, destacando o contexto da BNCC, aprovada recentemente pelo governo e que norteará a construção de currículos. Especialistas debateram sobre iniciativas que já estão em andamento e experiências que podem inspirar a implementação de currículos no Brasil.

O evento foi transmitido ao vivo por meio do portal do evento (http://www.ciclodedebates2018.com.br/). Em breve o vídeo, bem como as apresentações utilizadas pelos palestrantes serão divulgados.

Na ocasião, técnicos do Grupo de Trabalho de Formação Continuada do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) apresentaram as ações desenvolvidas em 2017 e o relatório final, que apontou diretrizes para as políticas nacionais de Formação de Professores. A Undime participa das atividades do grupo e contribui com a discussão.

No dia 9 de maio ocorreu o primeiro encontro do GT em 2018 que, entre outros, tem como objetivo formular orientações sobre a formação de professores para o Guia de Implementação do Novo Ensino Médio, que está sendo elaborado pelo Ministério da Educação, em parceria com o Consed. O GT conta com a parceria do movimento Todos Pela Educação.