Carregando

Na Ponta do Lápis: Undime promove videoconferência para tratar das principais ações do programa e apresentar a matriz de competências em educação financeira

16/10/2025 | Undime

Transmissão está marcada para o dia 23 de outubro, às 15h (horário de Brasília). Também serão apresentadas informações sobre como funciona a adesão à política pelo Simec

 

 

Na próxima quinta-feira, 23 de outubro, a Undime, por meio do Conviva Educação, e em parceria com o Ministério da Educação (MEC), vai trazer orientações sobre o Programa Na Ponta do Lápis, iniciativa do MEC e parceiros voltada à educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária na educação básica. Nessa transmissão, você vai poder conhecer as principais ações do programa e a matriz de competências em educação financeira, além de obter informações sobre com funciona a adesão à política pelo Simec, que já está aberta.

Instituído pela Portaria MEC nº 502/2025, o Programa Na Ponta do Lápis investe também na construção da cidadania ao promover uma relação responsável com dinheiro e consumo, bem como uma compreensão crítica e consciente a respeito de temas como previdência, impostos, seguros, entre outros tópicos que afetam tanto a experiência de vida quanto os projetos de futuro dos estudantes.

Então, anote na agenda: será no dia 23 de outubro, às 15h (horário de Brasília), ao vivo pelos canais do Conviva Educação e do MEC no YouTube.

Não é necessário realizar inscrição para participar.

Quem participar ao vivo e preencher a lista de presença receberá uma declaração de participação. Podem participar gestores, diretores, coordenadores pedagógicos e professores de todo o Brasil.

Acompanhe: https://www.youtube.com/watch?v=PKHubKua6AE 

Adesão ao Programa – A adesão é voluntária, mediante assinatura do termo de compromisso pelos secretários de educação dos municípios, dos estados e do Distrito Federal. Com a adesão ao Na Ponta do Lápis, as redes de educação deverão:

- indicar o profissional de sua rede de ensino para atuar como coordenador técnico do programa;
- compartilhar com o MEC informações e dados necessários ao planejamento e à execução das ações de assistência da União referentes ao programa, bem como ao monitoramento e à avaliação de sua implementação e seus resultados;
- elaborar plano de trabalho com foco em elaboração, implantação, fortalecimento e consolidação de ações dedicadas à educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária; e
- mobilizar e engajar os profissionais de sua rede de ensino para a participação nas ações de formação, compartilhamento, sistematização e disseminação de boas práticas no campo da educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária.

Para apoiar as redes, o MEC criou um Guia Rápido de Adesão, com orientações sobre como realizar o processo dentro do Simec. Também disponibilizou o e-mail cogeb@mec.gov.br para tirar dúvidas e oferecer mais informações.

Fonte: Undime