Nos últimos dias, o Ministério da Educação (MEC), a Undime e o Consed têm trabalhado intensamente no sentido de planejar ações de mobilização no que se refere à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste sentido, a proposta é realizar no dia 6 de março de 2018 um dia D de mobilização para se discutir o assunto.
Para apoiar as Secretarias de Educação e as escolas na realização do Dia D, o MEC elaborou em parceria com a Undime e o Consed, os materiais abaixo:
1. Orientações para o Dia D - https://goo.gl/BEiJvd
2. Roteiro guiado - https://goo.gl/AagfTp
3. Apresentação - PDF: https://goo.gl/sJNFeK / PPT: https://goo.gl/HFpvKh
4. Apresentação Atividade Extra - PDF: https://goo.gl/bcyvvZ / PPT: https://goo.gl/gEdWaH
5. Panfleto - https://goo.gl/RwiuSP
6. Vídeo tutorial dos materiais para o Dia D - https://drive.google.com/file/d/1qkNLQin1USz2g1afhrvwWL5KHxxD1m1O/view
7 . Documento da BNCC: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base
O material possui caráter sugestivo. Cada Secretaria pode usar todo ou parte do material, editar e/ ou planejar outras estratégias de estudo. O importante é que a BNCC seja conhecida e estudada por todos, tanto dirigentes municipais e estaduais de educação, diretores de escola, equipe pedagógica e professores.
O dia 6 de março é uma data referência. Caso não seja possível realizar a mobilização nesse dia, a rede poderá organizar outras datas. O importante é as redes e escolas familiarizarem e ampliarem o debate sobre o documento.
O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alesiso Costa Lima, lembra ainda que a participação dos professores, nesse processo de discussão, é essencial para garantir a transparência, legitimidade e credibilidade na fase de construção dos currículos. “Contamos com a colaboração de todos e todas no sentido de mobilizar suas equipes e escolas para criar esse espaço de discussão”, disse Alessio. Para reforçar a divulgação, a Undime também divulgou a informação por meio de ofício a todos os dirigentes municipais de educação.
Na próxima quarta-feira, 28 de fevereiro, o material completo ficará disponível também na plataforma Educação é a BASE, a qual poderá ser acessada por meio do link: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/
Fonte: Undime com informações do MEC