Iniciativa conta com o apoio do Itaú Social e do Centro de Referências em Educação Integral; encontros serão on-line nos dias 24 e 26 de setembro
Pensando em apoiar os municípios no que diz respeito à política de Educação Integral em Tempo Integral, a Undime promoverá dois encontros técnicos, com transmissão ao vivo pelo Conviva Educação. A iniciativa conta com o apoio do Itaú Social e do Centro de Referências em Educação Integral.
Confira a agenda com a programação e mais detalhes:
Dia 24 de setembro de 2024, terça-feira – 15h (horário de Brasília)
Currículo da Educação Integral: concepções e práticas pedagógicas
A partir da experiência em Educação Integral de uma escola municipal de Belo Horizonte/MG, a proposta é promover reflexões e debates sobre a perspectiva do currículo e de práticas pedagógicas na política de Educação Integral nas escolas de Tempo Integral.
A ideia é conversar sobre diferentes questões, como por exemplo, qual o objetivo formativo da concepção de educação integral; qual o papel do território na construção de um projeto de educação integral; como o reconhecimento das identidades e o compromisso com o enfrentamento das desigualdades se apresenta na Educação Integral; quais são os aspectos que caracterizam um currículo na Educação Integral; como a Educação Integral concebe a aprendizagem, entre outros.
Dia 26 de setembro, quinta-feira – 15h (horário de Brasília)
Programa Escola de Tempo Integral: infraestrutura e financiamento
Com base nas orientações do Ministério da Educação e em uma experiência de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Diadema/SP, o encontro terá como objetivo aprofundar reflexões, bem como discutir os limites e oportunidades na gestão dos recursos previstos pelo Programa Escola de Tempo Integral.
A proposta é conversar sobre os desafios enfrentados pelos municípios no que se refere à gestão dos recursos orçamentários para a implementação da política de educação integral em tempo integral; o que pode e o que não pode investir com os recursos do Programa; quais estratégias os municípios podem lançar mão para a promoção da perenidade da política; e quais os caminhos alternativos para a organização da infraestrutura da escola na implementação da política de educação integral.
Os encontros serão sempre às 15h (horário de Brasília). As transmissões são abertas ao público e não é necessário realizar inscrição para acompanhar.
Para participar basta acessar convivaeducacao.org.br/videoconferencia
Os participantes que acompanharem ao vivo e preencherem a lista de presença, receberão uma declaração de participação.
Fonte: Undime