(Foto: Fábio Nakakura/MEC)
MEC vai realizar três encontros, entre setembro e outubro, para debater estratégias de implementação de política sobre o tema. Eventos são voltados a gestores e secretários de educação de todo o País
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoverá webinários sobre estratégias de recomposição das aprendizagens. Os encontros acontecerão nos dias 16 e 25 de setembro e 1º de outubro, das 15h às 17h. Todos serão transmitidos no YouTube, pelos canais do MEC e do Conviva Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A iniciativa é voltada para secretários e gestores de educação de todo o País.
Confira os temas da série de webinários abaixo:
- 16 de setembro
Plano de ação: estratégias para implementação de recomposição - confira aqui a íntegra
- 25 de setembro
Estratégias de Recomposição: Reorganização Curricular
- 1º de outubro
Estratégias de Recomposição: Avaliação e Mediações Pedagógicas
Em junho deste ano, o MEC lançou o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Seu objetivo é oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios, os estados e o Distrito Federal executarem ações e programas com foco na melhoria dos índices de aprendizagem da educação básica, por meio da estratégia de recomposição das aprendizagens dos estudantes. A política foi construída de forma colaborativa pelo MEC com os entes nacionais, representados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela Undime.
Programação – O primeiro webinário, realizado no dia 16 de setembro, debateu o tema “Plano de ação: estratégias para implementação de recomposição de aprendizagens”. Na ocasião, foi retomado o trabalho de construção coletiva das ações previstas no Pacto Nacional, assim como foi analisada a sua implementação até o momento, frente aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
No dia 25 de setembro, o webinário terá como tema “Estratégias de recomposição: reorganização curricular”. Assim, será abordado o referencial curricular prioritário da política, relacionado com o Guia de Reorganização Curricular. O encontro vai expor a centralidade do currículo como fonte para outras ações. Também serão explicadas: a lógica de um currículo estruturado por habilidades, conforme determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); as relações entre evasão escolar e lacunas de aprendizagem; e a lógica da reorganização curricular com os processos avaliativos.
Por fim, no dia 1º de outubro, o webinário vai tratar das “Estratégias de recomposição: avaliação e mediações pedagógicas”. A expectativa será discutir a retomada do mapa de implementação da política e de seus processos avaliativos, além de orientar a utilização pedagógica dos dados e resultados de avaliações como o Ideb.
Contexto – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens foi lançado após a constatação, por meio de pesquisas e dados oficiais, de que a pandemia de covid-19 agravou a defasagem de aprendizagem no Brasil, ampliando as desigualdades educacionais já existentes. Há décadas, o sistema não garante que todos os estudantes adquiram os conhecimentos e as habilidades necessárias para seu pleno desenvolvimento. A recomposição das aprendizagens se apresenta, então, como uma tarefa urgente e de longo prazo para lidar com o problema.
Fonte: MEC com adaptações