Foto: Freepik
Neste ano, foram selecionadas de forma aleatória 1.402 escolas de Ensino Fundamental e Médio, localizadas em áreas rurais e urbanas, de todas as regiões do país
Realizada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, sob os auspícios da UNESCO (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), a pesquisa TIC Educação chega na sua 15ª edição. O levantamento busca identificar o acesso, o uso e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à utilização de computadores, de dispositivos móveis e da Internet em escolas brasileiras. O objetivo da pesquisa informar as políticas educacionais e a sociedade sobre as oportunidades, as desigualdades e os desafios à implementação de tais recursos digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.
A pesquisa conta com o apoio institucional do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A realização da 15ª edição da TIC Educação, começou no dia 22 de agosto e deve se estender até dezembro de 2024. A coleta de dados é realizada por meio de questionários que incluem questões sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na gestão escolar e nos processos de ensino e de aprendizagem, em atividades remotas, presenciais ou híbridas.
Em 2024, foram selecionadas de forma aleatória 1.402 escolas de Ensino Fundamental e Médio, localizadas em áreas rurais e urbanas, de todas as regiões do país. Em cada escola, são escolhidos por sorteio cinco estudantes de cada turma/nível de ensino da amostra, um professor que lecione para a turma, um coordenador e um diretor.
Como o estudo requer entrevistas junto à comunidade escolar, será solicitada, por meio das seccionais da Undime, a autorização dos Dirigentes Municipais de Educação para que os entrevistadores do instituto de pesquisa Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), encarregado da aplicação dos questionários, possam contatar as escolas sorteadas na amostra e realizar entrevistas presenciais com alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores.
A recomendação é que a rede de ensino que tenha sido selecionada na amostra, informe as escolas sobre a realização das entrevistas e incentive a comunidade escolar a participar da coleta de dados. Todas as informações fornecidas são sigilosas, as respostas dadas pelos entrevistados não são divulgadas individualmente; nem a escola, nem os educadores e os estudantes serão identificados durante a coleta ou a disseminação dos resultados.
Para conhecer os resultados das coletas dos anos anteriores, acesse: http://cetic.br/pesquisa/educacao/indicadores
Tire suas dúvidas também por meio do FAQ da pesquisa: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/faq/
Fonte: Undime (com informações do Nic.br)