O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu o seminário “Educação digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”, nesta quinta-feira, 8 de agosto. O objetivo do evento foi refletir sobre a diversidade de materiais didáticos que podem ser utilizados para o ensino e aprendizagem das habilidades de educação digital previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Computação.
O encontro ocorre em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e também buscou apresentar possibilidades plugadas (como recursos educacionais digitais) e desplugadas mais adequadas para cada etapa de ensino. secretários de educação estaduais e municipais, técnico das secretarias de educação, gestores escolares e professores que perderam a transmissão, podem conferir o seminário na íntegra, por meio da galeria de vídeos do Conviva Educação.
“A educação digital é uma temática muito importante para o MEC e esses diálogos são essenciais para auxiliar escolas, professores e alunos no desenvolvimento de competências digitais, potencializando cada vez mais o ambiente virtual e tornando-o mais seguro, fraterno e de promoção de cidadania”, disse a secretaria da SEB, Kátia Schweickardt. “Não é possível pensar na produção de conhecimentos e na garantia do direito à aprendizagem significativa sem levar em consideração essa esfera da educação.”
MECRED – Ela também celebrou o lançamento do novo design para a plataforma MECRED. Segundo ela, “esse é um ambiente colaborativo e interativo, onde são produzidos e disponibilizados recursos educacionais abertos desenvolvidos por professores e são realizadas diversas trocas de experiências. Estamos buscando um desenho mais moderno e que permita ainda mais interação e facilidade para os usuários.”
O MECRED está aberto para professores e professoras que tenham interesse em criar e compartilhar recursos educacionais digitais. A plataforma permite a busca de recursos por etapa de ensino e componente curricular, além de contemplar coleções de recursos recomendados pelo MEC.
Participantes – Da parte do MEC também estiveram presentes no seminário a coordenadora de Materiais Didáticos, Jaqueline Melo; e a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação, Ana Dal Fabbro. O evento contou, ainda, com a participação do vice-presidente da Undime Mato Grosso, Eduardo da Silva; do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luis Bona; do representante da MultiRio, Otávio Avila; do professor do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Christian Brackmann; e do pesquisador do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL), Adelmo Eloy.
Ciclo de webinários – O evento é o quinto de um ciclo de webinários promovidos pela Coordenação-Geral de Tecnologia e Inovação (CGTI) da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. Este ciclo é uma das ações do eixo de currículo do Escolas Conectadas. O objetivo é discutir caminhos para a implementação dos referenciais curriculares existentes sobre educação digital, além de disseminar boas práticas das redes públicas de ensino.
Cursos disponíveis no AVAMEC – O MEC disponibiliza gratuitamente uma série de cursos autoinstrucionais para professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). Os cursos abordam temas centrais da educação midiática, incluindo cidadania digital, segurança on-line, proteção de crianças e adolescentes, combate à desinformação, promoção dos direitos humanos e fortalecimento da democracia.
- Atividades Complementares de Educação Midiática
- Cidadão Digital
- Educação Midiática para Adolescentes e Jovens
- Educação Midiática na Prática
- Educando para Boas Escolhas Online
- Fake Dói: investigue a desinformação
- Educação midiática para adolescentes e jovens - Cidadão Digital
- Fake Dói: verificação de conteúdo na internet com técnicas abertas
Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, instituída pelo Decreto nº 11.713, de 26 de setembro de 2023, é um esforço do governo federal em colaboração com os sistemas de ensino. O intuito é direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos e equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do País.
Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional definirá, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, vai assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.
A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.
Fonte: MEC com adaptações