Carregando

2ª videoconefrência sobre escuta das adolescências será na terça, 30 de abril

26/04/2024 | Undime, com informações do MEC

Encontro, preparatório para a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, visa apoiar redes e escolas na escuta qualificada dos adolescentes dos anos finais do ensino fundamental


O Ministério da Educação (MEC) — em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e  com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) — realizará, na próxima terça-feira, 30 de abril, a segunda videoconferência preparatória para a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, com o tema “Participar e conviver na escola das adolescências”. O evento, marcado para as 15h (horário de Brasília), será transmitido pela plataforma Conviva Educação e pelo canal do MEC no Youtube.

A primeira videoconferência da série ocorreu na última quinta-feira, 25 de abril, e reuniu gestores das redes de ensino e equipes técnicas das secretarias de educação. O objetivo desses encontros on-line é ajudá-los a promover uma escuta qualificada dos adolescentes, que precede o lançamento da política de fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental.

A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas é uma ação estratégica que será realizada pelas redes estaduais, distrital e municipais, no período de 13 a 20 ou de 20 a 27 de maio, acomodando a diversidade de calendários das redes de ensino. 

A programação desta segunda videoconferência, “Participar e conviver na escola das adolescências”, é destinada a gestores de sistema de ensino, especialistas, profissionais da educação e estudantes. A proposta é discutir os desafios e possibilidades de fomentar maior participação dos estudantes dos anos finais nas escolas e a importância dessa participação para o clima, a convivência escolar e a melhoria da aprendizagem. Além disso, será apresentado o planejamento detalhado da Semana da Escuta das Adolescências na Escola e os insumos disponíveis para apoiar as redes de ensino e escolas.

Participarão especialistas que vão abordar as singularidades dos estudantes nos anos finais e as formas de constituir uma escola mais justa e inclusiva a partir da atuação das redes e escolas, que promova o protagonismo e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Para assistir, basta acessar convivaeducacao.org.br/videoconferencia e o canal do MEC no YouTube. Quem participar ao vivo e preencher a lista de presença receberá uma declaração de participação.

Fonte: Undime, com informações do MEC