Carregando

Videoconferência debate escuta e acolhimento nas escolas de anos finais do ensino fundamental

17/04/2024 | Conviva, com informações do MEC

 

Encontro será no dia 25 de abril e é destinado a gestores das redes de ensino. Objetivo é mobilizar as redes para a realização da Semana Nacional da Escuta das Adolescências nas Escolas

 

A Undime, por meio do Conviva Educação, com apoio do Ministério da Educação e do Consed, realizará no dia 25 de abril, às 15h (horário de Brasília), a videoconferência “Escutar e Acolher na Escola das Adolescências”. O evento será transmitido pelo Conviva Educação e pelo canal do MEC no Youtube.

O encontro virtual é uma atividade relacionada à Semana Nacional da Escuta das Adolescências nas Escolas, ação estratégica que será realizada pelas redes estaduais, distrital e municipais entre 13 e 27 de maio. O objetivo dessa videoconferência é mobilizar gestores de redes de ensino e equipes técnicas para a importância de escutar e acolher os adolescentes no ambiente escolar. Com isso, a expectativa é melhorar o clima e a convivência, bem como contribuir para uma educação de qualidade, na perspectiva do desenvolvimento integral dos estudantes.

A Semana da Escuta das Adolescências, iniciativa voltada a todas as turmas dos anos finais do ensino fundamental, funcionará como um amplo processo diagnóstico de escuta e mobilização dos estudantes e de suas escolas. Entre os pontos em destaque da escuta, estão: aprendizagem; participação; clima e convivência; e inovação. A Semana da Escuta será mais um passo para a construção e consolidação da proposta do Programa Escola das Adolescências, que será lançado pelo MEC para fortalecer os anos finais do ensino fundamental. 

Participarão da transmissão o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima; a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; a secretária-adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria, representando o Consed; o secretário municipal de Educação de Recife (PE), Fred Amancio; a professora da educação básica e autora do projeto Mulheres Inspiradoras, Gina Vieira Ponte; a diretora da Escola Municipal de Educação Integal e Transformadora Professor Waldir Garcia, em Manaus/AM, Lúcia Santos; e a diretora-presidente da Roda Educativa (antiga CE-Cedac), Tereza Perez.

Para assistir, basta acessar https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia. Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição.

Quem participar ao vivo e preencher a lista de presença receberá uma declaração de participação.

Fonte: Conviva, com informações do MEC