Informações serão essenciais para utilização na plataforma; período de importação dos dados para o Conviva será anunciado em breve
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que desde a última quinta-feira, 1º de fevereiro, a coleta da segunda etapa do Censo Escolar 2023 está aberta. (Saiba mais aqui) As escolas de educação básica devem fazer a declaração por meio dos formulários do Sistema Educacenso ou por migração de dados, até o dia 11 de março. Nesta etapa da pesquisa, são apuradas informações sobre a chamada Situação do Aluno, para verificar o movimento e o rendimento dos estudantes, ao término do ano escolar.
A partir da abertura do sistema Educacenso para essa etapa, o arquivo do Censo Escolar 2023, com os dados de Matrícula Inicial, fica disponível e pode ser exportado durante o mesmo período, ou seja, até o dia 11 de março. Na prática, isso significa que o arquivo deve ser baixado do sistema do Educacenso, do Inep.
As informações baixadas serão essenciais para utilização na plataforma Conviva Educação, pois assim que a ferramenta de importação dos dados estiver disponível (em breve a data será anunciada), o arquivo baixado do sistema Educacenso faz com que as informações atualizadas preencham automaticamente as ferramentas Estudantes, Profissionais e Escolas e Matrículas (Turmas 2023), no Conviva. As três são ferramentas essenciais para o planejamento de estratégias da Secretaria Municipal de Educação. As informações do Censo Escolar servem ainda como base para outras ferramentas da plataforma das àreas Alimentação e Transporte Escolar.
Até que o Conviva libere a função de importar os dados do Censo Escolar 2023 para a plataforma, a recomendação é que o arquivo baixado seja salvo e guardado compactado no computador.
Confira abaixo outros benefícios de utilizar o arquivo baixado no sistema Educacenso na plataforma Conviva:
- A Secretaria poderá realizar seu planejamento tomando como base dados oficiais, e basta atualizá-los para mantê-los sempre em dia;
- Com as informações corretas, o uso de outras funcionalidades do Conviva que dependem dessa base fica facilitado, como o das ferramentas de Rotas do Transporte Escolar e Estoques.
Saiba como baixar o arquivo do Educacenso:
O primeiro passo é exportar (ou baixar) os dados de Matrícula Inicial do Censo Escolar 2023 disponível no sistema Educacenso neste link. Essa ação deve ser realizada nas datas em que o sistema Educacenso está aberto, confira o cronograma aqui. O arquivo exportado deve ser salvo compactado em seu computador para a importação ser realizada no Conviva. Assim que a funcionalidade estiver disponível, avisaremos.
Então, vamos ao passo a passo:
Acesse o site do Educacenso (http://censobasico.inep.gov.br/censobasico) com o perfil de Superusuário. Vá até o menu "Matrícula Inicial" e, em seguida "Migração", "Exportação" e "Solicitar arquivo". Selecione a dependência administrativa "Municipal". Clique em "Exportar" e aparecerá uma janela de texto com o "Termo de compromisso". Leia o termo, marque a caixa "De acordo" e clique em "Continuar" e "Exportar" novamente.
Esse processo pode levar até 24 horas. Clique em "Visualizar arquivos" e na coluna "Ação" clique no símbolo de "folha de papel" para baixar o arquivo para seu computador. O formato desse arquivo é .zip ou .rar.
Acesse aqui o Manual de exportação do Educacenso.
Quando a funcionalidade de importar esse arquivo estiver disponível aqui na plataforma Conviva, nós comunicaremos. Em breve divulgaremos a data! Enquanto isso, a recomendação é baixá-lo.
Conte conosco e acione a nossa equipe de suporte caso tenha qualquer dúvida! Estamos à disposição para ajudar por meio dos contatos:
Número de WhatsApp: (61) 98217-0057
E-mail: contato@convivaeducacao.org.br
Telefone: 0800 729 2872