Carregando

Saeb: prazo para preencher questionários termina nesta quinta, 30 de novembro

30/11/2023 | Inep

Secretários de Educação, diretores escolares e professores devem preencher os formulários eletrônicos

 

Secretários de Educação, diretores escolares e professores têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 30 de novembro, para responder aos questionários eletrônicos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Por meio deles, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura uma série de informações relacionadas à qualidade da educação. Esses dados se complementam aos testes cognitivos no contexto do Saeb.

A avaliação é aplicada em todas as unidades da Federação. A estimativa é de que mais de 8,4 milhões de alunos, 384.337 turmas e 190.160 escolas participem desta edição.

Os questionários contemplam aspectos como atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores praticados. O Inep disponibilizou, recentemente, um tutorial para auxiliar no preenchimento dos documentos.

Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

Confira a Portaria do Saeb 2023
Acesse a Portaria que altera o período de aplicação
Confira o tutorial de preenchimento dos questionários eletrônicos
Acesse a cartilha do Saeb 2023
Saiba mais sobre o Saeb

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/prazo-para-preencher-questionarios-termina-quinta-30