Carregando

MEC organiza Simpósio Internacional para Diretor Escolar

27/11/2023 | MEC

Evento é híbrido e ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro, com o tema “Formação em foco”. A transmissão será pelo canal do Ministério da Educação no YouTube

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizará, nos dias 27 e 28 de novembro, o “Simpósio Internacional Diretor Escolar: Formação em foco”. No primeiro dia (27), o evento virtual acontecerá das 14h às 19h e, no segundo (28), das 9h às 13h (horário de Brasília). Ele será transmitido ao vivo pelo Canal do MEC no Youtube.

O Simpósio — organizado pela Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da SEB — busca incentivar debates e reflexões sobre os desafios e as demandas cotidianas na gestão das escolas públicas. O objetivo é propiciar um ambiente com diálogos democráticos e ideias que agreguem conhecimentos acadêmicos, práticos e relacionais sobre assuntos atuais referentes à gestão escolar e educacional. Participarão do evento representantes de secretarias estaduais e municipais de educação, diretores escolares e demais profissionais envolvidos com a temática.

A abertura do Simpósio terá a presença de: Izolda Cela, secretária-executiva do MEC; Kátia Schweikardt, secretária de Educação Básica (SEB); Getúlio Marques Ferreira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi); Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime Região Sudeste e Undime/SP e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; Walisson Araújo, diretor de Intercâmbio Institucional da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae); Luiz Lira, coordenador-geral de Articulação de Programas e Cursos EaD (CGAPC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Manuel Palácios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Também estarão presentes participantes do exterior e de diferentes estados do Brasil. Entre os confirmados, estão representantes da Universidade do Minho (Portugal); do Conselho Britânico (Inglaterra); da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); da Universidade Federal do Paraná (UFPR); da Fundação Carlos Chagas (FCC); da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid); da Universidade de São Carlos (UFSCar); da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Outros representantes confirmados são das secretarias municipais de Padre Bernardo (GO), Itacoatiara (AM) e Brejetuba (ES), além de representantes das secretarias estaduais de Tocantins, do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina.

O evento contará com as seguintes mesas: “Visão de diferentes países sobre o que é ser diretor escolar: Brasil, Portugal, Angola e Inglaterra”, “Saberes e experiências das secretarias de educação (Mentoria de diretores escolares)”, “Relato sobre a mentoria de diretores escolares: Possibilidades e perspectivas”, “Liderança do diretor escolar em pauta: Questões e debate”, “Formação Continuada em mentoria de diretores escolares” e “Aprendizagens do Simpósio Internacional Diretor Escolar: Formação em foco”.

Primeiro dia do Simpósio (27) - acompanhe aqui

Segundo dia do Simpósio (28) - acompanhe aqui

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/mec-organiza-simposio-internacional-para-diretor-escolar