Carregando

Videoconferência orientou as redes sobre o Programa Primeira Infância na Escola

17/11/2023 | Undime

Vídeo está disponível na galeria da plataforma Conviva Educação e conta com mais de 6 mil visualizações

 

A Undime promoveu, por meio da plataforma Conviva Educação, videoconferência sobre a execução financeira dos recursos repassados pelo Programa Primeira Infância na Escola para todas as Unidades Executoras (UEx) que estavam aptas e adimplentes a receber o repasse.

A transmissão aconteceu na quinta-feira (16) e contou com a participação de representantes da Undime, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O vídeo com a íntegra do debate está disponível na galeria do Conviva. Confira aqui.

Ao longo da transmissão, que registrou pico de mais de mil pessoas ao vivo, também foi discutido o monitoramento das últimas etapas do Programa e, as pessoas que estavam acompanhando ao vivo, puderem enviar as perguntas que foram respondidas durante a apresentação.

O presidente da Undime Região Sudeste e Undime/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, participou da abertura da videoconferência. O Ministério foi representado pela servidora da Coordenação-Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica, Juliana de Melo, e pela coordenadora de Execução Financeira e Orçamentária do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do FNDE, Amanda Vargas Maia.

“As ações do PDDE têm essa característica de fazer um auxílio na ponta, fazer com que a execução seja simplificada e rápida para que possa chegar aonde é necessário no momento necessário”, disse o presidente da Undime Região Sudeste, Luiz Miguel Garcia, ao abrir a transmissão.

O primeiro repasse dos recursos do Programa aconteceu ainda no ano de 2022. Cerca de 11 mil escolas foram contempladas para receberem esse auxílio em dezembro do ano passado, enquanto mais de 9 mil escolas começarão a receber o segundo repasse a partir do final de novembro deste ano. A relação de escolas contempladas em 2023 pode ser acessada aqui. Nesse sentido, Juliana de Melo explicou que, apesar de o programa ter nascido em 2022, ele “foi executado de fato agora em 2023, com a mudança de gestão”.

“Nós da Coordenação-Geral de Educação Infantil estamos à disposição e estamos felizes com a oportunidade de ter esse diálogo e poder chegar mais perto das escolas, e o apoio da Undime foi fundamental”, ela concluiu.

Já Amanda Vargas Maia finalizou dizendo que: “É muito bom ter a oportunidade de trocar ideias e tirar dúvidas. Entrem em contato, o FNDE está sempre disponível, em parceria com MEC e Undime, então tem tudo para dar certo e ser uma execução tranquila”.

Clique aqui e acesse a apresentação utilizada durante a videoconferência.

Sobre o Programa Primeira Infância na Escola

O Programa Primeira Infância na Escola foi instituído pela Portaria nº 357/2022 com o objetivo de elevar a qualidade da Educação Infantil e potencializar o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos de idade. O Programa tem como público-alvo as unidades escolares ofertantes da primeira etapa da educação básica (Educação Infantil), sendo estruturado em três eixos: avaliação e monitoramento da implementação dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil; gestão, liderança e fortalecimento institucional; e currículo e práticas pedagógicas.

Fonte: Undime com informações do MEC