Carregando

Assista à videoconferência sobre a Estratégia Nacional Escolas Conectadas

16/10/2023 | Conviva Educação

Evento virtual foi realizado pelo Conviva Educação na última semana

 

A Undime, por meio da plataforma Conviva Educação realizou no dia 11 de outubro um bate-papo virtual sobre a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), iniciativa do Governo Federal, em colaboração com os sistemas de ensino, para direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do país e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos e equipamentos presentes nas escolas.

A transmissão está disponível na galeria de vídeos da plataforma Conviva Educação. Clique aqui para assistir.

Para falar sobre o assunto, participaram a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação na Educação Básica do Ministério da Educação, Ana Dal Fabbro e o coordenador do Grupo de Trabalho de Tecnologia da Undime, Eduardo Ferreira da Silva, vice-presidente da Undime Mato Grosso e Dirigente Municipal de Educação de Canarana/MT.

A transmissão on-line foi aberta ao público e, até o momento, conta com mais de 6 mil visualizações. Quem participou, em tempo real, teve a oportunidade de preencher uma lista de presença e receber uma declaração de participação.

Durante a live, a representante do Ministério da Educação explicou que a conectividade adequada para fins pedagógicos permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por: salas de aula; bibliotecas; laboratórios; salas de professores; áreas comuns e setores administrativos.

Além disso, Ana apresentou a Estratégia Nacional que irá definir, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas, de modo a garantir o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula; coordenar todos os recursos e atores do Governo Federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.

Acesse aqui a apresentação utilizada pela representante do MEC.

Acesse o tutorial para a adesão à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas no Simec

Assista e tire as suas dúvidas!

 

Fonte: Conviva Educação