Carregando

Medidor de Educação Conectada afere qualidade da conexão

10/10/2023 | MEC

Escolas podem acompanhar o desempenho da conexão à internet e avaliar se a banda larga contratada é compatível com a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas
 

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, disponibiliza para as redes de ensino o software Medidor de Educação Conectada, uma ferramenta gratuita que permite às escolas monitorar a qualidade de conexão da banda larga contratada e checar se há velocidade e qualidade para uso pedagógico em sala de aula e em outros espaços pedagógicos da escola.

Por meio do medidor, o usuário pode conferir diversos indicadores da qualidade da conexão da escola, como a velocidade da internet, tanto para download quanto para upload; saber a latência (ping) da rede e como está a qualidade da internet na escola.

O Medidor Educação Conectada está disponível para ser baixado nos sistemas operacionais Windows ou Linux. A ferramenta deve ser instalada, preferencialmente, em um computador da escola que permaneça ligado durante o dia e a noite e que esteja conectado, também preferencialmente, via cabo, à rede de internet utilizada pelos estudantes. A ação pode ser realizada pelo próprio gestor escolar, sem a necessidade de um técnico de tecnologia.

Confira o passo a passo para instalar o medido de educação

O primeiro passo é escolher o computador que será instalado o Medidor.

Em seguida, o usuário deve acessar o site http://medidor.educacaoconectada.mec.gov.br/ e clicar na aba Downloads e Manuais para fazer o download do programa de acordo com o sistema operacional do computador – Windows ou Linux.

Na nova tela, basta clicar em “Quero instalar o Medidor Educação Conectada” para fazer o download do programa de acordo com o sistema operacional do computador.

Windows – No caso do Windows, o usuário deve clicar no botão do sistema, aguardar baixar o programa e clicar duas vezes no ícone do Medidor para abri-lo.

Na tela seguinte, deve selecionar a caixa de “Li e aceito os Termos e Condições de Utilização” e na sequência clicar no botão “Próximo” e depois em “Instalar”.

Após a instalação, é necessário inserir o Código Inep da escola e clicar em “Validar”. Após isso, deve-se verificar o nome da escola e preencher os dados de e-mail e telefone. Depois, basta clicar em “Instalar”. Após concluir a instalação, apertar o botão “Finalizar”.

Linux – No caso de sistema operacional Linux, o usuário precisa clicar no ícone da Linux e esperar o sistema terminar de baixar. Em seguida, será necessário localizar a pasta em que o arquivo foi baixado e abrir um terminal para ter acesso às linhas de comandos do sistema.

Na sequência, abrirá uma tela nova, em que o usuário deve executar o comando que aparecer na tela. Ele deve ser escrito exatamente da forma que aparece, sem acento e espaços, mas com diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas.

Depois, basta executar o arquivo pelo terminal, por meio de outro comando que aparecerá. Para aceitar os temos de instalação, basta apertar o botão “Enter” do teclado e inserir o Código Inep da escola.

Em seguida, clicando na tecla “Tab”, o cursor irá para o campo “OK” e o usuário confirmará apertando no botão “Enter” do teclado.

Será aberta uma nova tela, em que aparecerão todas as informações da escola. Se estiverem corretas, basta apertar “Enter” novamente que o medidor realizará as configurações finais e iniciará as medições. É necessário que o computador fique ligado por, pelo menos, seis horas para a ferramenta realizar as primeiras medições de velocidade de internet.

Medidor – O Medidor Educação Conectada é um software de medição da qualidade de conexão que permite que a escola verifique parâmetros de sua conexão de banda larga. Não exige o uso de equipamentos, tais como um roteador, mas deve ser instalado em um computador que seja utilizado pelos alunos e professores para atividades pedagógicas. Tal computador deve estar constantemente ligado, uma vez que as medições são realizadas a cada quatro horas em média, de forma automática, sem a necessidade de interferência do usuário.

Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, instituída pelo Decreto nº 11.713, de 26 de setembro de 2023, é um esforço do governo federal, em colaboração com os sistemas de ensino, para direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos e equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do país.

Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional vai definir, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas, de modo a garantir o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula; e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.

A conectividade adequada para fins pedagógicos permite a realização de atividades pedagógicas e administrativas online; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.

As redes estaduais e municipais de ensino podem aderir ao programa por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Mais informações podem ser obtidas no número 0800616161 ou pelo chat Serviços do MEC.

Acesse aqui a cartilha da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/medidor-de-educacao-conectada-afere-qualidade-da-conexao