Encontro entre especialistas, pesquisadores, gestores, professores e estudiosos trata da avaliação educacional no contexto brasileiro
De 29 de agosto a 1º de setembro, em Campinas/SP, a Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) realiza a XII Reunião na sede da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que tem como tema central a “Avaliação do futuro e o futuro da Avaliação”. Na oportunidade, comemora-se também os vinte anos de trajetória da Associação.
O presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, participou, na tarde desta quarta-feira (30), da mesa-redonda “O futuro do Saeb”, coordenada pela presidente da Abave, Maria Helena Guimarães de Castro.
Em sua fala, Alessio enalteceu o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), considerado um dos maiores do mundo, criado no ano de 1990. Reforçou que ao longo destes 33 anos de existência, o Saeb passou por mudanças, mas tem permanecido com um desenho semelhante, isto é, um Sistema que foca na avaliação dos anos finais de cada etapa; que prioriza os componentes de Língua Portuguesa e Matemática; e que se utiliza basicamente de itens de múltipla escolha.
“O Saeb cumpriu o seu papel no sentido de iniciar a cultura da avaliação educacional em nosso país, influenciando estados e municípios a criarem seus sistemas próprios de avaliação. O momento atual é marcado pelas reformas curriculares que vêm acontecendo no mundo inteiro para atender as novas demandas da sociedade moderna. No Brasil, esse movimento se materializa com a lei que constitui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que representa uma excelente oportunidade para se corrigir um equívoco histórico que era a questão das matrizes de referência pautarem os currículos. Agora temos a condição de redesenhar as novas matrizes, alinhadas à BNCC”, comentou Alessio.
"O momento é propício para redefinirmos o novo Saeb e o novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", afirmou. Neste sentido, Alessio apresentou apontamentos da Undime para aperfeiçoamento ao novo Saeb, tais como a atualização das matrizes de referência, banco de itens e as escalas de proficiência, bem como a realização da avaliação do 2º ano do Ensino Fundamental de maneira censitária, incorporada ao Saeb. Também foi sugerida uma maior participação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Undime no processo de planejamento e aplicação dos testes; apoio técnico às redes municipais na análise de seus resultados e de suas escolas, entre outras.
Protocolo de Intenções pela recomposição das aprendizagens
Na ocasião, foi assinado pelo Ministério da Educação, Consed e Undime um protocolo de intenções para fomentar atividades e ações a serem executadas em colaboração com o MEC, para conceber e viabilizar um pacto, com o objetivo de mitigar os impactos negativos da pandemia na educação e ajudarem os alunos das redes estaduais e municipais a recuperarem o desenvolvimento acadêmico.
O documento foi elaborado a partir da premissa de que o Consed e a Undime são instituições que representam, respectivamente, os titulares das Secretarias de Educação dos Estados e DF e os Dirigentes Municipais de Educação, ambas com atuação destacadamente propositiva frente às políticas públicas do Brasil, para promover a defesa da educação básica pública e universal, com qualidade social e que a conjugação de esforços entre essas instituições e o Ministério da Educação tem a potencialidade de conceber e viabilizar um Pacto Nacional pela Recomposição de Aprendizagem que seja exequível e condizente com as necessidades e desafios educacionais enfrentados no momento.
Fonte: Undime
Fotos: Consed