Carregando

Undime prestigia lançamento do Anuário Abrelivros 2023

30/08/2023 | Undime

Publicação da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais traz a BNCC como foco da edição

 

 

Na tarde desta terça-feira, 29 de agosto, a Undime participou do lançamento do Anuário Abrelivros 2023, que nesta edição aborda o tema “Os cinco anos de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. Na oportunidade, a instituição foi representada pelo vice-presidente Silvio Aparecido Fidelis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT e presidente da Undime MT. O evento aconteceu na sede da Biblioteca Nacional, em Brasília, localizada na Esplanada dos Ministérios.

Também participaram o presidente da Abrelivros (Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais), Angelo Xavier; a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; Anita Martinez Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação; Iêdes Braga, subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Para o vice-presidente da Undime, Silvio Fidelis, não importa se uma rede municipal de educação tem 400 ou 1 milhão de estudantes, em todas educadores e Dirigentes trabalham para o efetivo desenvolvimento das crianças. “Elas precisam de nós e de um instrumento que é o livro didático. Tivemos a recente experiência da pandemia, e nesse período, o que chegava para as nossas crianças era o livro. Temos a tecnologia para avançar, mas não podemos nos esquecer dessa ferramenta [livro] que chega e faz a diferença na vida das crianças. Para a Undime é uma alegria poder falar do livro didático”, completou.

A segunda edição do Anuário Abrelivros apresenta números atualizados do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os indicadores centrais da Educação, com um conjunto de informações sobre a produção de conteúdos didáticos – que chegaram a 30,6 milhões de alunos nas escolas públicas brasileiras em 2022. A edição tem como foco a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde a concepção até a chegada à sala de aula e retrata como esse trabalho é essencial para a construção de políticas educacionais democráticas.

Ao longo da edição de 2023, serão encontradas correspondências entre o mundo pedagógico e o editorial, ao lado das entrevistas feitas com educadores, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e editores.

Clique aqui e acesse o Anuário Abrelivros 2023.

 

 

Fonte e fotos: Undime