Carregando

Diretoria Executiva da Undime é empossada durante o 19º Fórum Nacional

09/08/2023 | Undime

Dirigentes compõem a gestão que vai liderar a instituição no biênio 2023-2025. Cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (9), em Cuiabá/MT

 

 


Alegria, satisfação e muita emoção marcaram a posse da Diretoria Executiva Nacional da Undime biênio 2023-2025, na tarde desta quarta-feira (9), durante a programação do 19º Fórum Nacional, em Cuiabá/MT. A solenidade foi prestigiada pelos dirigentes, técnicos, autoridades e convidados que participaram do evento.

Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, assume oficialmente a presidência da instituição, cargo que já ocupou em outros dois momentos. Ao seu lado, o professor Silvio Fidelis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT e presidente da seccional mato-grossense, na posição de vice-presidente. Ambos iniciam o mandato com o compromisso pela efetivação do direito à Educação com qualidade social e com uma gestão ampliada, participativa e democrática.

"A Undime é casa de acolhida de todos os dirigentes, sem fazer distinção, se é um município pequeno, de médio porte, capital. Todos são municípios e devemos ser tratados e respeitados no seu espaço de gestão e governança, porque ele [município] é fundamental, é uma peça chave na implementação de políticas públicas. Fortalecer, apoiar e mobilizar os dirigentes municipais de educação para que eles tenham condição de fazer uma educação de melhor qualidade, essa é a missão da Undime”, declarou Alessio em seu discurso de posse.


Durante o pronunciamento, o atual presidente frisou que a educação pública com qualidade social é direito de todos, independentemente de raça, de gênero, de idade, de residência. E, como forma de dialogar sobre as problemáticas do país, numa perspectiva de construção de um Plano Nacional de Educação que atenda as demandas, Alessio anunciou que "nos próximos meses, será discutido em todos os estados e municípios o documento-referência da Conferência Nacional de Educação Extraordinária (Conaee) 2024, que subsidiará a elaboração do Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação do próximo decênio".

A eleição ocorreu em caráter ordinário, nesta terça (8), mediante homologação da chapa, constituída após assinatura dos delegados e conselheiros. O documento passou por análise da comissão eleitoral, que deu por aberta a votação. O Dirigente Municipal de Educação de Canarana/MT e vice-presidente da Undime/MT, Eduardo Ferreira, comandou o ato, enquanto presidente da comissão.

Com chapa única e democrática, a nova diretoria seguirá um plano de trabalho baseado na educação inclusiva, acessível e transformadora, representando os 5.568 municípios. "Reforço nosso compromisso em prol da educação, de uma educação inclusiva, acessível e transformadora. Pensar na educação enquanto país. Acreditamos que juntos podemos fazer mais", disse o vice-presidente empossado, Silvio Fidelis.

Além da presidência e vice-presidência, outros cargos compõem a diretoria executiva para os próximos dois anos, como os dirigentes do Conselho Fiscal.

Em breve, será disponibilizada a relação completa da nova diretoria eleita para o biênio 2023-2025.
 

Reconhecimento e diplomação

Uma Moção de Reconhecimento foi entregue aos diretores da gestão anterior (biênio 2021-2023), pelos serviços prestados à Undime ao longo desse período. Ainda na celebração, foram diplomados os presidentes das 26 seccionais da instituição que foram eleitos nos fóruns estaduais cuja realização precedeu o Fórum Nacional.
 

Fonte/Foto: Undime