Para realizar os procedimentos, os interessados devem acessar o Sistema Encceja, com o login único da plataforma Gov.br. No caso de não lembrar a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Basta entrar na página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Feito isso, aparecerão diversas formas de recuperar a conta e o participante deve selecionar uma das alternativas para gerar uma nova senha. São elas:
- Por meio de aplicativos, como o Meu gov.br, ou de bancos credenciados;
- Pelo internet banking;
- Por e-mail;
- Por mensagem de texto (SMS).
Encceja – Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. No caso do Encceja PPL, o nível de dificuldade é o mesmo do regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. Com isso, o exame estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.
O Encceja também serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Acesse o edital do Encceja 2023
Fonte: Inep
Foto: Freepik