Carregando

FNDE realiza webinar sobre o PDDE

12/04/2023 | FNDE

Encontro virtual serviu para orientar e tirar dúvidas dos gestores escolares sobre a execução dos recursos do PDDE em 2023

 

Nesta terça-feira, 11, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou webinar sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O objetivo do encontro virtual foi orientar e esclarecer dúvidas de técnicos e gestores educacionais de todo o país a respeito da execução dos recursos do PDDE. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do FNDE no YouTube, onde houve registro de 46 mil participantes. Além disso, 960 interessados estiveram na sala de dúvidas do encontro.

Durante o webinar, foram apresentadas maneiras eficientes de utilização dos recursos do PDDE, além de orientações sobre a adesão e a prestação de contas do programa. Ao longo do evento, técnicos do FNDE e agentes escolares de várias partes do Brasil puderam participar como palestrantes e dividir conhecimento e experiências com gestores de todo o país.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, mesmo em missão no Espírito Santo, fez questão de participar por videoconferência da abertura do webinar. “O PDDE é um programa extremamente importante para nós, do FNDE. A nossa gestão tem se pautado nessa reaproximação e na busca pelo diálogo e pelo fortalecimento dos nossos programas. Esse evento é o momento de escuta de todos vocês, mas também um momento para uma apresentação da nossa equipe”, comentou.

Na sequência, foi a vez da coordenadora-geral de Desenvolvimento e Manutenção Escolar do FNDE, Karine Santos, falar sobre a importância do webinar. “Para a gente, é muito importante abrir esse espaço de diálogo, de escuta e de construção coletiva. Sou servidora da casa, passei por algumas áreas dentro da autarquia, e agora, nessa gestão, a presidente me presenteou com essa missão de cuidar de perto do PDDE. Gostaria de reafirmar o compromisso da Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Melhoria da Escola de ouvi-los. Sempre é possível melhorar e aprimorar a execução das políticas públicas. Nosso objetivo é sempre esse”, ressaltou.

Djailson Dantas, diretor substituto de Ações Educacionais, salientou a relevância do programa para o desenvolvimento da educação no Brasil. “O objetivo, hoje, é capacitar, orientar e responder as dúvidas de técnicos e gestores educacionais de todo o Brasil sobre a melhor forma de utilização dos recursos do PDDE. Quanto melhor a participação do diretor da escola com a comunidade escolar melhor a capacidade de utilização dos recursos. O PDDE alcança hoje 123 mil escolas e tem sido fundamental na melhoria da infraestrutura física e pedagógica, além de contribuir com o fortalecimento da autonomia da escola e da participação social”, afirmou.

Para finalizar o evento, gestores educacionais do Município de Caçador, em Santa Catarina, apresentaram uma ferramenta que facilita a prestação de contas do PDDE. Ainda participaram do evento a coordenadora das Políticas de Manutenção e Desenvolvimento Escolar do FNDE, Amanda Vargas Maia, e o técnico Dâer Motta, da Coordenação de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão. Eles apresentaram as principais orientações sobre a execução do programa no ano de 2023.

Criado em 1995, o PDDE tem como principal finalidade prestar assistência financeira às escolas, em caráter suplementar, com objetivo de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica das unidades escolares. Além disso, o programa busca fortalecer o exercício da cidadania, com participação efetiva da comunidade no controle social, e incentivar a autogestão escolar.

Clique aqui para acompanhar a gravação do evento.

Fonte/Foto: FNDE
Título original: 

https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/fnde-realiza-webinar-sobre-o-programa-dinheiro-direto-na-escola