Carregando

Confira as novidades no Conviva em março e abril

29/04/2022 | Conviva Educação

 

A plataforma Conviva passa constantemente por mudanças e aperfeiçoamentos, buscando melhorar a relação dos usuários com a plataforma. A otimização é feita constantemente nas ferramentas ou áreas que precisam de melhorias e atualizações.
Nesta reportagem, listamos algumas das melhorias e ajustes desenvolvidos na plataforma entre abril e maio para tornar seu uso ainda mais prático.  
Saiba mais:

1. Cursos

Acrescentamos novos cursos oferecidos em parceria com o Polo da Fundação Itaú Social. Confira:

A BNCC como oportunidade para rever o projeto político - pedagógico
Auxilia na revisão do projeto político-pedagógico, adaptando-os à realidade de cada escola, sempre com foco em exercícios pautados pela implementação da BNCC.
Saiba mais e inscreva-se.

Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil
Incentiva educadores a valorizar a experiência e o protagonismo das crianças na Educação Infantil, esclarecer concepções e práticas alinhadas com a BNCC e informar sobre novas pesquisas e teorias da área.
Saiba mais e inscreva-se.

Observação de sala de aula 
Implementa uma dinâmica de comunicação entre a gestão e os professores visando estabelecer diálogo entre os saberes numa relação de troca que ressignifique a prática de observação de sala de aula como um momento formativo.
Saiba mais e inscreva-se.

Prevenção da violência on-line na primeira infância
Sensibiliza para o uso seguro e protegido das tecnologias na Primeira Infância.
Saiba mais e inscreva-se.

2. Áreas de Gestão

Atualizamos os conteúdos das Áreas de Gestão da plataforma. Acesse e confira!

Aproveite e conte para a gente o que achou das novas áreas de gestão, ao acessar cada página! Sua opinião é muito importante!


                                                  


3. Indicadores 

Indicador de Complexidade das escolas
Disponibilizamos a Complexidade das Escolas na área de Indicadores. Basta selecionar uma escola de seu município para ter acesso ao dado.
O indicador de complexidade de gestão das escolas resume em uma única medida as informações de porte, turnos de funcionamento, nível de complexidade das etapas e quantidade de etapas ofertadas.

                      

Taxa Distorção Idade Série
Também disponibilizamos os dados com a porcentagem de alunos com dois anos ou mais de atraso escolar baseados no Censo Escolar 2021. O percentual pode ser acessado por município e também por escola. A distorção idade-série é um indicador calculado pelo Inep que indica o percentual de alunos matriculados na escola com atraso escolar de 2 anos ou mais.

                 

4. Agenda Responsiva

Além de assistir a videoconferências, também é possível acessar a Agenda do Conviva pelo celular ou tablet. Agora você pode incluir compromissos, compartilhar com a equipe da SME e também consultar a Agenda Conviva de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

                           

5. Censo

A ferramenta de importação do Educacenso está aberta até o dia 24 de maio, portanto os municípios que exportaram o arquivo do sistema Inep já podem importá-lo no Conviva.

Veja o que fazer após importar o arquivo do Censo Escolar para o Conviva. Leia a reportagem.