Carregando

Podcast Conta aí, Undime estreia segunda temporada

12/04/2022 | Undime

Primeiro episódio está disponível no Spotify e Soundcloud e aborda recomposição de aprendizagens

A Undime lança, nesta segunda-feira (11), a nova temporada do podcast Conta aí, Undime. Na primeira edição de 2022, o assunto é recomposição e recuperação de aprendizagens. Com o avanço da vacinação, a redução do número de casos de covid-19 e o início do ano letivo, as aulas puderam voltar ao formato presencial, depois de tanto tempo. Desde o ano passado, já vem sendo discutida a necessidade da realização de avaliações diagnósticas para medir o impacto do período de aulas no formato não presencial e híbrido e, consequentemente, a necessidade da realização de um processo de recomposição e recuperação de aprendizagens.

A primeira edição de 2022 é um bate-papo sobre esse assunto com a participação dos convidados: Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC; e Barbara Panseri, coordenadora de Projetos Educacionais da Fundação Lemann.

Ao longo da conversa, os convidados falam sobre a compreensão a respeito de recuperação e a recomposição das aprendizagens no contexto atual de volta às aulas, os pontos que precisam ser observados com o máximo de atenção nesse processo, a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que pode ser feito pelos gestores para reduzir os prejuízos/dificuldades causados pela pandemia, entre outras questões.

O bate-papo aborda também o documento “Recomposição de Aprendizagens: estratégias educacionais para enfrentar os desafios da pandemia”, lançado pelo Instituto Natura e a Fundação Lemann. O material inédito reúne 35 experiências adotadas por redes de educação no Brasil e no mundo e endereçam três grandes desafios: o aumento da evasão escolar; o aumento das lacunas de aprendizagem; e a piora na saúde mental de alunos e professores.

Para escutar acesse os links abaixo:

Spotify - clique aqui
Souncloud - clique aqui

Fonte: Undime