Carregando

Prorrogado prazo para cadastro na plataforma da BNCC

30/03/2022

Com a ampliação do prazo, municípios têm até 30 de abril de 2022 para inserir as informações

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação(SEB/MEC) prorrogou o prazo para cadastro dos dirigentes e inclusão de documentos na Plataforma de Monitoramento da Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com a extensão do prazo, Dirigentes Municipais de Educação têm até 30 de abril de 2022 para inserir as informações na plataforma.

São duas funcionalidades disponíveis:

Cadastro dos Referencias Curriculares estaduais e municipais: (re)elaborados em alinhamento com a BNCC, juntamente aos respectivos documentos comprobatórios (Pareceres de Homologação emitidos pelo Conselho de Educação ou outro documento oficial válido, no caso de adesão do município ao currículo estadual), e;

Cadastro das Boas Práticas: que foram utilizadas/realizadas no processo da elaboração e implementação dos Referenciais Curriculares e seus questionários.

De acordo com o MEC, a Plataforma de Monitoramento da Implementação da BNCC funcionará como ferramenta de consulta e repositório desses documentos, que servirá como base de dados oficial da pasta, para o levantamento de informações referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), dentre outros, o que trata da melhoria da aprendizagem, o Valor Aluno/Ano por Resultado (VAAR).

Como cadastrar as informações?

O primeiro passo é o preenchimento do Formulário de Cadastro, disponível na página https://plataformabncc.caeddigital.net/#!/cadastro-inscricao, selecionando a indicação no Cadastro do perfil, como Coordenador Estadual ou Coordenador Municipal, com opção de indicação adicional de Coordenador Auxiliar.

Após o cadastro, o segundo passo é a realização da inclusão dos documentos, clicando nos cards Currículos e documentos (Rede municipal) ou Currículos e documentos (Rede estadual). Para o cadastro do currículo, é preciso preencher a ficha Upload de currículo, disponível na própria Plataforma, para anexar o documento.

O terceiro, e último, passo é o Cadastro das Boas práticas e seus Questionários (Rede estadual ou Rede municipal). Há um tutorial de 4 passos na Plataforma, orientando a sua inclusão: 1º Passo - Dimensão; 2º Passo - Caracterização; 3º Passo - Nível de Gestão; e 4º Passo - Importância.

Dúvidas e/ou informações adicionais sobre o acesso à Plataforma e cadastro de usuário ou documentos, podem ser comunicadas por meio do endereço eletrônico suporte.bncc@caed.ufjf.br ou pelo chat disponível no link: https://plataformabncc.caeddigital.net/#!/contato 

Sobre a plataforma

A Plataforma de Monitoramento da Implementação da BNCC está disponível no endereço plataformabncc.mec.gov.br. Ela potencializa a troca de experiência para todas as redes de ensino do país, assim como traz exemplos de boas práticas, debate acerca dos processos de implementação da BNCC e acesso aos Referenciais Curriculares estaduais e municipais elaborados pelas redes de educação, além de ser uma ferramenta de transparência para a sociedade.

A iniciativa é da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e foi lançada em dezembro de 2021.

Lives diárias

O CAEd/UFJF está promovendo encontros diários online, de segunda a sexta-feira, sempre às 14h (horário de Brasília), para capacitação e esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos da plataforma de Avaliação e Monitoramento da Implementação da BNCC. A transmissão é realizada pelo Youtube, no canal do Caed: https://www.youtube.com/canalcaed.

Fonte: Undime com informações do MEC
Título original: Prorrogado prazo para cadastro de Referencias Curriculares e boas práticas na plataforma de Monitoramento da Implementação da BNCC