Carregando

Experiência de municípios na importação do Censo Escolar para o Conviva

28/03/2022 | Conviva Educação

No ano passado, 1.190 municípios brasileiros concluíram a transferência dos dados

 

Os municípios podem fazer a importação dos dados do Censo 2021 no Conviva até o dia 24 de maio. No ano passado, 1.190 municípios brasileiros concluíram a importação. Mas quais são os benefícios dessa ação, além de ter os dados sobre estudantes, turmas, escolas e profissionais preenchidos automaticamente na plataforma?

A Secretaria Municipal de Educação (SME) poderá fazer o próprio planejamento tomando como base dados oficiais, e basta atualizá-los para mantê-los sempre em dia. E com as informações corretas, o uso de outras funcionalidades do Conviva que dependem dessa base fica facilitado, como o das ferramentas de Rotas do Transporte Escolar e Estoques.

Veja abaixo algumas orientações para dar seguimento em sua secretaria:

Funciona assim: as secretarias que baixaram o arquivo do Censo Escolar 2021, disponível no Educacenso, devem transferir os dados utilizando a ferramenta de Importação do Educacenso.

Confira aqui o passo a passo dessa ação.

Veja o depoimento de quatro municípios que realizaram a importação e têm visto melhorias na rotina: 

                                                        

Em Queimadas, Paraíba, a SME destaca que o trabalho ficou mais ágil
“Após apenas algumas horas de finalizar o processo, a importação foi notificada como concluída com sucesso, assim não havendo dificuldades. Para nós, é importante ter dados inseridos e informados minuciosamente no sistema Educacenso, além de gerar uma economia de tempo, onde em menos de 24h temos um grande abastecimento de informações na plataforma Conviva”, contam as técnicas administrativas da SME de Queimadas, Rossana Silva Cabral, Samyra Mendes Miranda e Juliana Gabriele Azevedo Cirino. “A facilidade que é gerada por meio desse remanejamento nos dá suporte de atualização dos dados na Secretaria de Educação. Tais benefícios contribuem para organizar, e de maneira geral, viabilizar o uso de informações mais atualizadas.  Os dados importados são utilizados principalmente nas ferramentas de Espaços Escolares, Escolas e Matrículas e Estudantes, auxiliando assim o repasse e coleta de informações”, destacam. 

Em São Pedro, no Rio Grande do Norte, a importação facilita a organização das demandas da secretaria
“Minha experiência com a importação do Censo Escolar para a plataforma é magnífica, pois me possibilita realizar o planejamento tomando como base dados oficiais e atualizados. A importação facilita na organização das demandas da secretaria, principalmente nas demandas de transporte escolar e merenda, no uso das ferramentas de Cardápio e Rotas do Transporte Escolar”, conta a Dirigente de Educação do município, Eliane Batista de Lima. “O Conviva mudou minha forma de gestão. Tenho muita gratidão por essa ferramenta tão rica. A ferramenta nos disponibiliza informativos para contribuir  na qualificação da equipe e tomada de decisões na secretaria. A ferramenta é segura e fácil de usar, permitindo que os usuários insiram dados de suas redes, fazendo assim o acesso de relatórios de acompanhamento de ações de planejamento”.

                                                                           
  
Em Catunda, no Ceará, a secretaria realiza a importação do Censo Escolar no Conviva desde 2018
“E o maior foco é nas informações que utilizamos no transporte escolar, merenda, docentes e funcionários”, explica a técnica da SME, Antonia Ariana Rodrigues de Andrade. “Eu tenho muito cuidado na hora de importar os dados para não ter falhas. O acesso a eles na plataforma  facilita muito a vida da secretaria, especialmente no uso das ferramentas que mais utilizamos que são a de Transporte Escolar, que já apresenta a quantidade de estudantes que usufruem do transporte rural e urbano, além de dados dos docentes e uso da ferramenta para demandas da merenda escolar”.

Em Governador Celso Ramos, Santa Catarina, o Censo já havia sido importado em 2020, mas foi feita a atualização dos dados em 2022
“Da primeira vez que fizemos [a importação dos dados para o Conviva] facilitou bastante no uso das ferramentas relacionadas ao transporte escolar. Foi possível verificar uma economia de recursos dentro da nossa realidade e a importação facilitou nas criações de rotas, já que traz os dados dos estudantes”, destaca Rafael Festa, diretor de Cultura e responsável pelo Conviva na secretaria. “A gente tem um sistema próprio na SME para controle de frequência de alunos, quadro de profissionais, etc, e inclusive estamos cogitando eliminar esse sistema, que é pago, e passar a ter o controle por dentro da plataforma Conviva. Essa opção vai gerar uma economia financeira aqui na SME”, explica. Segundo Rafael, ao ter todo o conhecimento do passo a passo da ação, o processo é fácil. “No começo eu estava acessando o link errado dentro do sistema Educacenso, mas pedi ajuda para a minha articuladora e ela me mostrou o caminho correto. Dentro do Conviva o processo foi bem tranquilo”. 

Saiba mais sobre a funcionalidade:
Saiba como importar os dados do educacenso no Conviva.
Confira as principais dúvidas sobre o processo de importação.
Veja o vídeo de apresentação da Ferramenta de Importação do Censo.

Conte conosco! Em caso de dúvidas sobre a importação do educacenso, leia e assista aos vídeos dos recursos de ajuda, ou entre em contato escrevendo para contato@convivaeducacao.org.br.

É importante ressaltar que a equipe que faz parte da plataforma não têm acesso aos dados inseridos pelos usuários e que trabalhamos com protocolos de segurança alinhados à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
 

Fotos: Eliane Batista de Lima  - Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto  de São Pedro (RN) / Arquivo pessoal
Rossana Silva Cabral, Samyra Mendes Miranda e Juliana Gabriele Azevedo Cirino - técnicas administrativas da SME de Queimadas (PB) / Arquivo pessoal
Antonia Ariana Rodrigues de Andrade - técnica da SME de Catunda (CE) / Arquivo Pessoal

Notícias Relacionadas