Separamos as principais dúvidas sobre a ferramenta que permite incluir os dados do município para a plataforma
Os usuários do Conviva já podem fazer a importação dos dados do Censo Escolar 2021 na plataforma. Mas quais os benefícios desta ação? Ao importar o arquivo, as informações são preenchidas automaticamente nas ferramentas Estudantes, Profissionais e Escolas e Matrículas, assim a secretaria poderá fazer seu planejamento de estratégias, além de que com as informações corretas, o uso de outras funcionalidades do Conviva que dependem dessa base fica facilitado, como o das ferramentas de Rotas do Transporte Escolar e Estoques.
Mas atenção: esta ação só pode ser feita até o dia 24 de maio. Então não deixe para depois!
Veja o passo a passo da importação.
Abaixo separamos as principais dúvidas para você entender um pouco mais sobre a ferramenta:
O que é a importação de dados do Educacenso?
Esta ferramenta permite importar para o Conviva, os dados do seu município que foram registrados no Educacenso em 2021.
Ao importar o Educacenso, as ferramentas de Estudantes, Escolas e Matrículas (inclusive as Turmas) e Profissionais serão preenchidas com todas as informações da sua rede até a data do último Censo Escolar publicado. Isso permite que a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) faça melhor gerenciamento dos cadastros, ganhe tempo (pois não precisará preencher do zero) e também poderá usar as outras ferramentas com mais facilidade.
Quais os benefícios de importar os dados do Educacenso para o Conviva?
O Dirigente e a equipe técnica da secretaria e os gestores escolares passam a ter acesso aos dados atualizados dos alunos e profissionais da rede. Como o Conviva também pode ser acessado por dispositivos móveis, é muito prático para equipe poder ter acesso a essas informações sempre que necessário.
A base de dados também servirá para reorganização da rede, alocação dos profissionais, processo de rematrícula, planejamento orçamentário e monitoramento da quantidade de vagas nas escolas.
Lembrando que apenas os usuários autorizados pelo Dirigente Municipal de Educação têm acesso ao Conviva Educação.
Como importar os dados do Educacenso para o Conviva?
A importação é um processo que requer atenção e cuidado. Ela tem três etapas:
1) Baixar os dados do último Censo Escolar publicado no site do Educacenso. Apenas os usuários com perfil de Superusuário conseguem baixar essas informações;
2) Com o arquivo na sua máquina, acessar Ferramentas > Importação do Educacenso clicar em Pré-Importar e carregar o arquivo;
3) Após o Conviva ler e exibir a prévia dos dados que serão importados, confirmar a importação clicando em "Importar". Para apoiar as equipes nessa importante decisão, elaboramos um passo-a-passo completo, disponível na página de introdução da ferramenta, e também vídeos tutoriais que ajudam a entender e executar esta ação. Consulte-os antes de importar os dados!
Acesse o Manual de importação de dados no Conviva 2022.
Como baixar Educacenso no site do Inep?
Acesse o site do Educacenso (http://censobasico.inep.gov.br/censobasico) com o perfil de Superusuário. Vá até o menu "Matrícula Inicial" e em seguida na sequência "Migração", "Exportação" e "Solicitar arquivo". Selecione a dependência administrativa "Municipal". Clique em "Exportar" e aparecerá uma janela de texto com o "Termo de compromisso". Leia o termo, marque a caixa "De acordo" e clique em "Continuar" e "Exportar" novamente.
Esse processo pode levar até 24 horas. Clique em "Visualizar arquivos" e na coluna "Ação" clique no símbolo de "folha de papel" para baixar o arquivo para seu computador. O formato desse arquivo é .zip ou .rar.
Acesse o Manual de exportação do Educacenso.
Dados foram duplicados após importação
Isso pode ter acontecido porque os registros que já constavam no Conviva não estavam com os dados dos campo-chave preenchidos, logo, a importação entendeu que aquele registro ainda não existia e criou um.
Durante a importação, a plataforma compara os registros do Educacenso com os do Conviva por meio de campos específicos em cada ferramenta: "Código Inep" em Estudantes, "Nome" em Escolas e Matrículas, "Código Inep" em Turmas e "CPF" em Profissionais. Por exemplo, se no Conviva eu tenho o aluno João mas o campo Código Inep está em branco, a importação entenderá que o João não existe e irá cadastrá-lo.
Falha na importação
Verifique se o arquivo da Matrícula Inicial 2021 que está tentando importar foi extraído do site do Educacenso corretamente. Se sim, certifique-se de que está importando o conteúdo dentro da pasta compactada, e não a pasta.
Caso ainda tenha dúvidas, conte conosco! Leia e assista aos vídeos dos recursos de ajuda, ou entre em contato com os canais do suporte:
contato@convivaeducacao.org.br
0800 729 2872
(21) 98298-2013 - Somente WhatsApp