Carregando

Conheça o Guia de implementação dos Currículos alinhados à BNCC

07/02/2022 | Movimento pela Base

Documento foi lançado este mês e está disponível para download

 

Em ano de volta às aulas presenciais, o planejamento pedagógico se tornou ainda mais importante e a flexibilização curricular, fundamental. O ponto de partida devem ser os novos currículos e Projetos Político Pedagógicos (PPPs) alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que servem como referencial para a priorização das aprendizagens. E cabe aos gestores, junto às escolas, definir o que, como, para quê e quem ensinar, para não deixar nenhum estudante para trás.

Diante desse contexto, o Movimento pela Base, com realização técnica da Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com a Undime lançou o Guia de implementação dos currículos alinhados à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental. A proposta é que o documento contribua com o processo de planejamento da implementação e flexibilização dos currículos, trazendo orientações e reflexões para que as redes tracem seus próprios caminhos, dentro de sua realidade e necessidades.

Clique aqui, acesse e conheça o Guia de implementação dos currículos alinhados à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O guia está organizado em 10 capítulos, sendo:

1. Introdução
2. A BNCC e os currículos
3. Princípios para a implementação dos currículos
4. Acesso e permanência na escola hoje
5. O currículo e os tempos e espaços de ensinar e aprender
6. Formação continuada
7. Materiais pedagógicos
8. O currículo e sua flexibilização
9. Avaliação e Acompanhamento
10. A revisão da escola e do Projeto Político Pedagógico (PPP)

 

O guia foi lançado oficialmente durante a transmissão ao vivo sobre volta às aulas e flexibilização curricular, que foi ao ar dia 1º de fevereiro, com a participação do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; Roberta Panico, diretora executiva da Comunidade Educativa Cedac; e Vera Von Kriger, técnica da Secretaria de Almirante Tamandaré/PR e Embaixadora da BNCC. Confira abaixo o vídeo na íntegra:

Fonte: Observatório Movimento pela Base com adaptações