Carregando

FNDE realiza pesquisa sobre o Fundeb

31/01/2022 | FNDE

Questionário, enviado aos gestores responsáveis pelos recursos do Fundeb, deve ser respondido até o dia 28 de fevereiro

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realiza pesquisa a fim de acompanhar a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de apresentar novas formas de aprimoramento do programa. O questionário foi enviado para as prefeituras e secretarias de educação, sendo que os gestores terão até o dia 28 de fevereiro para respondê-lo. Para o FNDE, a pesquisa é relevante pois permitirá avaliar a eficácia do modelo de descentralização de recursos do Fundeb, bem como corrigir eventuais falhas.

Da mesma maneira, a pesquisa faz parte das novas soluções que o FNDE está desenvolvendo para melhorar a assistência técnica e interagir com os executores do Fundeb. A proposta é criar novos canais de comunicação com os prefeitos, secretários de educação e técnicos, para melhor gerir os recursos do Fundeb.

O aumento no montante destinado ao Fundo exigirá, nos próximos anos, maior esforço da máquina administrativa estatal para acompanhar a aplicação dos recursos. A contribuição da União passará dos atuais 12% para 15% em 2022, 17% em 2023, 19% em 2024, 21% em 2025, até alcançar 23% em 2026.

Por isso, o FNDE lançou essa pesquisa, cujos resultados servirão para subsidiar suas ações na área de assistência técnica e monitoramento. Os gestores responsáveis pelos recursos do Fundeb irão receber a pesquisa no e-mail que cadastraram no Siope. Fiquem atentos e não deixem de participar!

 

Fonte: FNDE