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Dicas para quem ainda não preencheu o Memorial de Gestão

04/11/2021 | Conviva Educação

Para colaborar com a organização e o registro das iniciativas realizadas em 2021, o Conviva disponibiliza a ferramenta de Memorial de Gestão. Mais de 1.300 municípios prrencheram a ferramenta em 2020.  A ferramenta possui 13 formulários que orientam quais informações devem ser documentadas nas diferentes áreas de gestão, como administrativa, pedagógica, alimentação, transporte escolar, além de uma exclusiva sobre o momento da pandemia do novo coronavírus.

Se a equipe de sua secretaria também quer documentar o que de mais prioritário foi feito em 2021, veja abaixo nossas dicas! 

Se sua secretaria acredita que não terá tempo para registrar dados em todos os 13 formulários até o fim do ano, comece por aqueles que exigem informações disponíveis com mais facilidade ou que tratam de assuntos estratégicos para a continuidade das ações em 2022. Nas questões dos formulários você encontrará questões marcadas com um asterisco. Elas são perguntas prioritárias que o Conviva sugere que não deixem de ser respondidas. Por isso, se sua equipe não começou a preencher o Memorial, inicie por elas para orientar seu trabalho e garantir registros nas diversas áreas de gestão.

Outra sugestão é priorizar o formulário de Educação no Contexto da Pandemia, em que a secretaria explica de que forma a rede foi organizada para o momento em que as escolas ficaram fechadas devido ao novo coronavírus e quais os impactos sofridos.Também devem ser registrados o planejamento para reabertura das escolas, as ações planejadas para busca ativa e reforço da aprendizagem dos estudantes. 

Não há uma ordem certa para iniciar o preenchimento da ferramenta de Memorial de Gestão. Mas é essencial que os profissionais que usarão esse ambiente tenham a permissão de edição da ferramenta. Para isso, basta que o Usuário Principal do seu município cadastrado no Conviva (o Dirigente Municipal de Educação ou alguém indicado por ele) dê um clique no item “Ferramentas” na área Minha Equipe.E mais: há equipes que preferem organizar as informações em outro ambiente (computador ou no papel) e depois inseri-las no Memorial do Conviva. Se este for o seu caso, nossa sugestão é que aos poucos os dados sejam registrados na própria ferramenta. 

Ouvimos 12 secretarias de educação que vivenciaram os benefícios do Memorial de Gestão na prática. Clique abaixo sobre o nome dos municípios para ver seus depoimentos e inspire-se: 
Santana do Mundaú (AL), Presidente Prudente (SP) e Vitória do Jari (AP)
Aripuanã (MT), e Mirim Doce (SC) e Poço Branco (RN)
Bom Despacho (MG), Jaguaré (ES) e Valparaíso de Goiás (GO)
Caarapó (MS), Arapoema (TO) e Feira Nova (PE)

A seguir, assista ao pequeno vídeo feito pelos articuladores do Conviva, o vídeo foi produzido durante a Mobilização para o preenchimento do Memorial para transição de gestão 2020/ 2021.

 

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