Carregando

Formadores da Undime constroem estratégias para um retorno seguro

27/08/2021 | Instituto Ayrton Senna

Grupo participou de encontros online com técnicos do Instituto Ayrton Senna e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)

O mês de agosto marcou uma nova fase de encontros do Volta ao Novo na parceria entre Instituto Ayrton Senna e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Em vista do movimento realizado por muitas redes para retornar, ao menos parcialmente, às aulas presenciais, o tema desse novo módulo buscou fomentar estratégias de acolhimento para uma volta segura, sob o olhar das competências socioemocionais.

Durante o primeiro encontro, Edna Borges, formadora do Instituto Ayrton Senna, promoveu uma reflexão sobre o contexto de retomada das aulas presenciais e sobre a importância da mobilização das competências socioemocionais para o acolhimento e um retorno seguro. Na semana seguinte, Patrícia Tinoco, consultora do Instituto, realizou rodas de conversa online com diferentes grupos de multiplicadores da Undime para fomentar a troca de experiências sobre as atividades que poderão ser realizadas com a comunidade escolar no momento de retomada das aulas.

Pelos próximos dois meses, os formadores da Undime que participaram dessa etapa levarão o conteúdo formativo para educadores de todo o país por meio de encontros organizados pelas seccionais da instituição em todos os estados.

“Estudantes e educadores retornarão à escola após um período de grande instabilidade, que pode ter provocado impactos na saúde mental e na capacidade de socialização. Por isso é fundamental planejar um acolhimento que leve em conta a integralidade dos indivíduos, para garantir não só uma readaptação acolhedora, mas um clima escolar propício para a aprendizagem, que respeite o tempo de recuperação e a saúde de todos”, disse o Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime, na abertura do evento.

Carlos Mandel, coordenador de Disseminação de Conhecimento do Instituto, ressaltou a importância de incorporar as competências socioemocionais, de forma explícita e intencional, para superar os desafios do retorno.

“O Instituto Ayrton Senna criou uma proposta de plano de ação, que pode ser adaptado de acordo com as necessidades e realidades de cada escola, como sua estratégia de retomada, carga horária de atividades e currículo. Tudo para acolher a todos e retomar o ritmo das atividades com segurança e equilíbrio emocional”, enfatiza.

Todos os materiais usados durante o Volta ao Novo estão disponíveis para download no site do Instituto Ayrton Senna. Se você é gestor, clique aqui e se aprofunde nas temáticas. Se você é educador, clique aqui para acessar o conteúdo.

Quer saber mais sobre o Volta ao Novo, acesse aqui a página especial sobre a iniciativa.

 

Fonte: Instituto Ayrton Senna
Título original: Formadores da Undime constroem estratégias de acolhimento para um retorno seguro às escolas em nova fase do Volta ao Novo