Confira os depoimentos de quem já importou o aquivo para a plataforma
Entre os dias 24 de agosto e 10 de setembro será aberto um novo prazo para importar os dados do Censo 2020 no Conviva!
Até o dia 25 de maio, quando foi encerrado o primeiro prazo, 1003 municípios brasileiros concluíram a importação. Mas que outros benefícios, além de ter os dados sobre estudantes, turmas, escolas e profissionais preenchidos automaticamente na plataforma, a importação do arquivo traz para os municípios? A seguir, veja algumas orientações e veja como dar seguimento em sua secretaria:
Funciona assim: as secretarias devem baixar o arquivo do Censo Escolar 2020 disponível no Educacenso.
Atenção: esse é um link exclusivo para baixar os dados relativos ao Censo de 2020 já que o site que é utilizado para a declaração do Censo 2021 estará fechado para retificação. Se você já realizou a importação em maio, não é necessário fazer novamente, os dados são os mesmos. Esse novo prazo é para os municípios que ainda não realizaram a importação.
Em seguida, transferem os dados utilizando a ferramenta de Importação do Educacenso.
Confira aqui o passo a passo dessa ação.
Entrevistamos quatro municípios que realizaram a importação e têm visto as melhorias na rotina. Veja abaixo algumas dessas experiências:
Em Tabatinga (AM) o trabalho da Secretaria ficou mais prático e ágil
“Nosso trabalho ficou mais prático, as informações de profissionais e alunos facilita muito o controle de dados, como a localização de cada um, a quantidade de profisionais que temos em nossa rede, quantidade de alunos e de vagas que ainda temos para oferecer. Essas informações são incluídas no sistema, favorecendo e dando praticidade ao andamento do nosso trabalho”, conta Eliza dos Santos Ribeiro, técnica do Conviva no município e apoio pedagógico na Coordenação de Educação Infantil da Secretaria.
Ela conta que a equipe fez a importação dos dados de 2020, e que atualmente as ferramentas que mais utilizam são Profissionais, Escolas e Matrículas, e Estudantes. “Essa importação ajudou no sentido de incluir dados desses profissionais, de escolas e estudantes, evitando que as informações fiquem desorganizados na Secretaria. Ter esse material na plataforma garante que não perderemos essas informações, pois é um local totalmente seguro para nós”, explica.
Em Luisburgo (MG) o processo de importção foi rápido e sem dificuldade
Em Luisburgo (MG), a técnica no município que realiza as atualizações do Conviva, Jonaína Aparecida de Amorim Robadel, leu todos os materiais e se informou antes de fazer a importação. Segundo a profissional, ao ter todo o conhecimento do passo a passo da ação, o processo é fácil. “Quando a gente fez a adesão ao Conviva, a nossa Secretária pediu para que eu fizesse esse trabalho na plataforma. Como eu já conhecia o Censo Escolar, sabia que poderia agilizar o meu trabalho. Assisti aos vídeos e tutoriais, vi todos os passo a passo, e conversei com a articuladora do meu estado. Deu tudo certo, consegui incluir o arquivo sem dificuldade. Esse processo de importação ajuda bastante a ter acesso rápido à várias coisas ao mesmo tempo, como cadastro atualizado de turmas, estudantes e profissionais. Achei bem fácil e prático, com certeza indico para que todos os municípios façam essa ação, além de que é totalmente seguro”, diz.
Você conhecer o(a) articulador(a) de seu estado?
Em Arapicara (AL) os dados do Censo contribuem, principalmente, para o uso da ferramenta de Cárdapios e Rotas de Transporte Escolar
Em Arapiraca (AL) a importação do Censo 2020 para o Conviva ajuda na organização da merenda escolar. É o que conta Maria Elizabeth de Lira, Assessora de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação do município. “O Censo relata a estrutura de qualidade de vida física e clínica dos alunos, e permite educação com qualidade e quantidade. Também utilizamos na ferramenta de Rotas de Transporte, para o direcionamento de onde pegar o aluno, pois o arquivo já faz o mapeamento da parte geográfica. Eu não tenho dúvida que o Censo Escolar colaborou na gestão, auxiliando de todas as formas. Os dados já entram automaticamente, desde infraestrutura até escolas. Vamos começar a trabalhar também com a estratégia da Busca Ativa Escolar, pois estamos bem atentos à evasão escolar. Mas com certeza indico essa ação para todos os municípios, pois precisamos utilizar todos os avanços tecnológicos. Dessa forma já temos 90% dos dados que precisamos na Secretaria.
No município de Ouro Preto (RO) o Censo já havia sido importado em 2019, mas foi feita a atualização dos dados em 2020
A técnica do Conviva em Ouro Preto, Gilvandete de Almeida Camargo conta que no município rondoniense o trabalho foi de atualização dos dados do Censo. “Nós fizemos a importação em 2019, então nesse ano fizemos as atualizações das informações que já havíamos importado anteriormente, atualizando os dados de alunos e alunos novos. Essa ação facilita a gestão na Secretaria, pois importamos todo o sistema Inep para o Conviva. Isso agiliza o nosso trabalho, na hora que precisamos de alguma informação de aluno ou professor, e auxilia na busca ativa, pois temos acesso aos dados de alunos em evasão escolar. Em nossa secretaria utilizamos mais as ferramentas de Estudantes e Escolas e Matrículas, e temos fácil acesso aos dados de alunos, de escolas, servidores, etc”.
Saiba mais sobre a funcionalidade:
Veja o que fazer após importar o censo para o Conviva.
Saiba como importar o educacenso no Conviva.
Veja o vídeo de apresentação da Ferramenta de Importação do Censo.
E não se esqueça: para que seu município consiga esses benefícios, é essencial que baixe o arquivo no Educacenso!
Conte conosco! Em caso de dúvidas sobre a importação do educacenso, leia e assista aos vídeos dos recursos de ajuda, entre em contato ainda escreva para contato@convivaeducacao.org.br.
É importante ressaltar que a equipe que faz parte da plataforma não têm acesso aos dados imputados pelos usuários e que trabalhamos com protocolos de segurança alinhados à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Foto: Arquivo pessoal - Equipe da Secretaria Municipal de Educação de Tabatinga (AM)