Carregando

Meu município fez a importação do Educacenso para o Conviva. E agora?

30/06/2021 | Conviva Educação

Até o dia 25 de maio, 1003 municípios brasileiros concluíram a importação dos dados do Censo Escolar 2020 na plataforma Conviva. Mas o que mais pode ser feito pelas secretarias depois de terem os dados sobre estudantes, turmas, escolas e profissionais preenchidos automaticamente na plataforma, com informações oficiais do Censo Escolar de 2020? A seguir, veja algumas orientações e veja como dar seguimento em sua secretaria:

Dados precisam de análise

Os números e nomes que aparecem no Censo Escolar de seu município por si só não colaboram para o planejamento. Para que levem a algum resultado, precisam ser analisados. Esses dados ganham força quando a equipe da secretaria observa as informações disponíveis, identifica os problemas que precisam ser resolvidos e pensa nos próximos passos. É comum as áreas da secretaria trabalharem com diferentes bases de dados, prejudicando o entendimento sobre a rede. Por isso, ao ter as informações do Censo reunidos no Conviva, em um mesmo ambiente, o dirigente municipal de educação e sua equipe têm uma visualização ampla do contexto da rede. Isso possibilita uma maior autonomia, rapidez de análise, e facilita as tomadas de decisão a curto, médio e longo prazos.

Planejamento do investimento

Os dados do Censo Escolar de 2020 também são a base de cálculo para transferência de recursos federais a cada um dos municípios. Por isso, ter esse detalhamento em mãos permite controle das verbas que serão recebidas, como as de alimentação, e o quanto o município vai precisar arcar para complementar os custos.

Melhoria na infraestrutura

Quando as ferramentas de Estudantes e Escolas e Matrículas estão preenchidas corretamente, a secretaria de educação pode verificar se as vagas estão bem distribuídas nas turmas ou se há espaços sendo mal aproveitados nas escolas. Com isso, pode planejar a abertura de novas vagas e organizar a lista de espera de novos alunos. 


                                                         


No registro do Censo Escolar, os gestores escolares devem preencher dados sobre a infraestrutura dos prédios, possibilitando outros tipos de planejamento. Ao utilizar as ferramentas de Espaços Escolares e Infraestrutura dos prédios, por exemplo, a secretaria de educação tem maior visibilidade de onde devem ser priorizadas as reformas, entre outros benefícios.

Organização das áreas de alimentação e do transporte

Embora as diferentes áreas de gestão tenham suas particularidades, são interligadas. Por isso, quando há um completo registro dos estudantes da rede, por exemplo, a gestão da alimentação e do transporte ficam facilitadas. Após fazer a importação dos dados, é possível ter mais precisão dos serviço prestado entre as residências e as escolas utilizando a ferramenta de Rota de Transporte Escolar do Conviva. Além disso, analisando a rede, é possível verificar se todos os estudantes estão sendo atendidos, se as linhas atuais precisam ser ampliadas ou adaptadas de acordo com a demanda, possibilitando a otimização dos custos.


                                                    

Ter os dados dos estudantes em dia também contribuiu para a gestão da alimentação: é possível encaminhar relatórios à secretaria indicando entradas e transferências de estudantes. Basta que a equipe responsável sistematize os dados da rede e encaminhe as informações para a nutricionista, que planeja a quantidade de alimentos que segue para cada instituição.

Formação dos profissionais e contratação

Quando os dados do Educacenso são importados para o Conviva, a ferramenta de Profissionais é preenchida automaticamente com os dados dos professores. Isso facilita o planejamento de formação continuada: a secretaria consegue verificar quem está em cada escola, montar um cronograma de cursos e momentos de estudo e ver detalhes sobre o percurso profissional de cada um. Além disso, passa a ter mapeado quantos são os estudantes de cada turma e se é necessário apoio de outros profissionais durante as horas de formação de seus educadores.

Esse panorama também contribui para o planejamento sobre a contratação de novos profissionais: analisando quantos educadores e crianças já estão nas salas de aula, a secretaria verifica se há necessidade de fazer novos processos seletivos ou convocar profissionais já aprovados anteriormente em concursos.

Monitoramento do PME

Na ferramenta de Plano Municipal de Educação (PME) é simples verificar os avanços e o quanto falta para o atingimento das metas. Com os dados preenchidos corretamente, tanto do Censo Escolar 2017 quanto de outras informações já registradas, a secretaria pode verificar a evolução de diversos indicadores. Uma possibilidade é o acompanhamento do atendimento quantitativo das crianças da creche ou pré-escola, histórico que pode ser apresentado para outras áreas da prefeitura ou para a sociedade em geral.

 

Multiplicação das informações

O técnico da secretaria que realizou a Importação dos Dados do Educacenso para o Conviva tem um papel essencial: compartilhar com o restante de sua secretaria quais dados estão disponíveis para o trabalho diário, chamando atenção das diferentes áreas. Já a secretaria como um todo precisa estar mobilizada para analisar seus dados e planejar os próximos passos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o articulador responsável pelo atendimento em seu estado ou ainda escreva para contato@convivaeducacao.org.br. Conte conosco!