Carregando

Aplicativo Clique Escola disponibiliza dados do PDDE

27/05/2021 | Ministério da Educação

Ferramenta pode ser baixada nas lojas Google Play e Apple Store

 

A comunidade escolar e a sociedade em geral podem acompanhar de perto informações sobre a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e de suas ações agregadas, ligadas a programas do Ministério da Educação (MEC). Para isso, basta baixar o aplicativo Clique Escola, lançado pelo MEC em 2020 e disponível nas lojas Google Play e Apple Store. A ferramenta visa facilitar e incentivar o acesso às principais informações educacionais e financeiras das escolas públicas, de forma a facilitar a compreensão e promover a transparência dos dados das unidades de ensino. 

O aplicativo mostra os repasses feitos pelo PDDE, bem como disponibiliza informações sobre saldo em conta, possibilitando o monitoramento dos recursos disponíveis, datas de pagamentos, valor dos repasses, além da discriminação entre custeio e capital. A ferramenta ainda traz dados gerais sobre as escolas públicas, como a nota de cada unidade no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) por ano, etapa de ensino e disciplina; distorção idade-série por ano e etapa de ensino; média de alunos por turma e por etapa de ensino; entre outros. 

As informações são extraídas das bases do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além das informações financeiras sobre o PDDE Básico, o aplicativo também traz todos os números referentes às ações integradas ao programa, que contribuem para manutenção e melhoria do ensino, como, por exemplo, o PDDE Acessibilidade, Água na Escola e Escola do Campo.

 

Fonte: Ministério da Educação 
https://bit.ly/3fwWhrX