Ação coordenada pela SEB, em parceria com Consed e Undime, será realizada com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora
A Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), lançará no dia 10 de março, a partir das 10h, o Projeto de Avaliação e Monitoramento do processo de implementação da BNCC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. O evento será on-line e a participação se dará por meio do link http://meet.google.com/zqe-cdyi-tnq.
Trata-se de um diagnóstico e levantamento de informações estratégicas, a ser realizado com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Avaliação e Políticas Públicas Educacionais (CAEd).
A partir de uma pesquisa amostral em 2.000 escolas de 250 municípios das cinco regiões do pais, o MEC poderá disponibilizar às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação evidências, melhores práticas de implementação e outras ações sobre os temas ligados à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O projeto tem compromisso com o alcance das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE), em especial a meta 7, que trata do fomento à qualidade da Educação Básica. Na prática, o diagnóstico e as demais ações do projeto apoiarão o trabalho dos gestores e professores no alinhamento entre a BNCC e o currículo local e suas aplicações em sala de aula; no planejamento das formações continuadas para os professores das redes; com os novos materiais didáticos; nas avaliações de aprendizagem aplicadas com seus estudantes e na identificação de boas práticas para estabelecer parâmetros e inovações educacionais.Parte dessas ações vislumbram elevar a qualidade do ensino, principalmente do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB) e dos resultado educacionais no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
O projeto ainda desenvolverá uma plataforma on line para a gestão dessas informações, que será alimentada com dados fornecidos pelas Secretarias. A avaliação da implementação da BNCC contribuirá com as políticas de promoção da qualidade da educação básica pública, pois fornecerá subsídios importantes para o MEC e para os entes subnacionais elaborarem ações, projetos, entre outras estratégias para apoiar as redes e seus estabelecimentos de ensino, bem como promover a capacitação de docentes e gestores.
Para uma ação mais assertiva, será oferecida capacitação dos técnicos das secretarias de educação no manuseio da plataforma on line. Assim, espera-se que as ações decorrentes do diagnóstico contribuam com o aumento da capacidade das secretarias de educação e das escolas na identificação dos aspectos que podem ou precisam ser aprimorados na gestão dos dados e do monitoramento da implementação da BNCC.
Mais informações: Coordenação-Geral de Gestão Estratégica da Educação Básica, cogeb@mec.gov.br / (61) 2022.7940.
Fonte: Ministério da Eduação
https://bit.ly/3qtH6BP