Questionário com as perguntas foi enviado às seccionais da Undime em cada estado
Desde o ano passado com a pandemia da covid-19, a Undime tem realizado pesquisas para entender o cenário da educação pública nos municípios e as principais dificuldades para, a partir daí, criar estratégias, discutir e pautar o tema como forma de apoiar os municípios.
Em 2021, com o objetivo de compreender como está sendo pensado o planejamento das redes municipais de ensino quanto aos calendários letivos de 2020 e 2021, a Undime realiza pesquisa com os dirigentes municipais de educação.
O questionário é online e deve ser respondido pelo dirigente de educação, o adjunto ou representante da Secretaria Municipal de Educação até o dia 19 de fevereiro.
"Sabemos que em 2021 e nos anos seguintes, a educação básica pública, enfrentará muitos desafios adicionais com a retomada das aulas presenciais, devido as mudanças impostas pelo enfrentamento à pandemia da covid-19. Os municípios necessitarão de várias ações, como: implementação de protocolos sanitários e de segurança; elaboração e aplicação de protocolos pedagógicos; investimentos em infraestrutura; capacitação dos profissionais da educação com atividades pedagógicas locais e em regime de colaboração", pondera o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), Luiz Miguel Garcia.
Garcia explica ainda que caberá a cada dirigente, sua equipe e aos municípios parceiros em regime de colaboração, planejar e executar tais ações, a fim de garantir o retorno às aulas a todos os estudantes de sua rede municipal de ensino, com garantia de permanência e salvaguardando os direitos de aprendizagem.
A expectativa da Undime é alcançar o maior número de respostas para, a partir da consolidação, subsidiar a discussão e a implementação de programas e políticas públicas.
Clique aqui para acessar os contatos das seccionais da Undime em cada estado.
Atualizado em 18 de fevereiro de 2021.
Fonte: Undime
Título original: Undime realiza pesquisa sobre o planejamento das redes municipais de ensino quanto aos calendários letivos de 2020 e 2021