Dirigentes e técnicos educacionais têm até sexta-feira, 22, para participar do levantamento
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promove uma pesquisa para auxiliar na formatação de cursos sobre o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Direcionado a conselheiros de controle social, secretários de Educação, dirigentes e técnicos educacionais, o levantamento busca reunir informações para a implementação de uma estratégia de capacitação voltada para esse mesmo público-alvo.
“Com as novas regras do Fundeb, é necessário capacitar os gestores responsáveis pela execução dos recursos do fundo, para que não ocorra nenhuma falha na destinação dos valores. Também é importante orientar os conselheiros para aprimorar o controle social”, afirma o presidente do FNDE, Marcelo Ponte.
Os interessados têm até esta sexta-feira, dia 22, para responder a pesquisa. Com os dados levantados, a equipe técnica do Fundeb e da Assessoria de Educação Corporativa do FNDE vai formatar cursos a distância sobre as novas regras, implementadas no ano passado pela Emenda Constitucional n° 108/2020 e regulamentadas pela Lei n° 14.113/2020. Os cursos devem estar disponíveis no Portal de Educação Corporativa do FNDE até abril.
Participação – A equipe do Fundeb tem, cada vez mais, se preocupado com inovação e participação democrática, de modo a captar as diferentes realidades do país e de seus gestores, aproximando a comunidade escolar das decisões estratégicas. "Os gestores locais, que cuidam da educação básica pública em diferentes realidades, merecem a oportunidade de contribuir com suas experiências. É um momento de valorizar quem executa e tem a responsabilidade de tornar esse recurso do novo Fundeb em uma realidade diferente na vida de mais de 45 milhões de estudantes", destaca a diretora de Gestão de Fundos e Benefícios do FNDE, Renata d'Aguiar.
Fonte: FNDE
https://bit.ly/3bYaPPW