Evento será marcado por webinários online
A Semana de Ação Mundial (SAM), iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, tem por objetivo informar e engajar a população em prol do direito à educação, de diversas maneiras. Em 2020, há mudanças no formato do evento por conta das políticas de isolamento para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. No lugar das atividades autogestionadas, como de costume, serão realizados seminários online sobre o tema da SAM 2020: Educação contra a Barbárie - por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar.
Durante a semana, realizada de 15 a 22 de junho, será organizado um webinário por dia. Cada um deles ministrado por especialistas que estão citados no Manual da SAM 2020 - ou seja, os autores do livro “Educação contra a Barbárie” (Boitempo), livro que inspirou o tema dessa edição da SAM - ou estão ligados aos temas da Semana de Ação Mundial.
Confira aqui a programação dos seminários:
15/06 Segunda (17h-19h) - “Educação contra a Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar”
Mediação: Andressa Pellanda
Confirmados: Fernando Cássio (UFABC); Daniel Cara (FE/USP), Carlos Alberto Caetano (UFMT) e Ana Julia Ribeiro
16/06 Terça (17h-19h) - “Censura e perseguição como ameaças à educação de qualidade”
Mediação: Daniel Cara
Confirmados: Priscylla Silva, Fernando Penna (UFF), Analise da Silva (UFMG) e Rodrigo Ratier (Cásper Líbero)
17/06 Quarta (17h-19h) - “Raça e Educação: construindo escolas antirracistas”
Mediação: Catarina de Almeida Santos
Confirmadas: Iracema Nascimento (FE/USP), Suelaine Carneiro (GELEDÉS Instituto da Mulher Negra), Macaé Evaristo (GELEDÉS Instituto da Mulher Negra), Fernanda Lapa (IDDH)
18/06 Quinta (17h-19h) - “A ideologia de gênero existe, mas não é o que você pensa que é”
Mediação: Andressa Pellanda
Confirmados: Rogério Junqueira (INEP), Sara York (UERJ), Avanildo Duque (Comitê PE), Denise Carreira (Ação Educativa)
19/06 Sexta (17h-19h) - “De onde (não) vem o dinheiro para nossas escolas?”
Mediação: Daniel Cara
Confirmados: José Marcelino de Rezende Pinto (USP), Esther Dweck (UFRJ), Deputado Federal Bacelar (Podemos-BA), Élida Graziane (procuradora do MP de Contas do Estado de São Paulo)
20/06 Sábado (16h-18h) - “Militarização de escolas: a domesticação como contradição de si mesmo e da realidade”
Mediação: Daniel Cara
Confirmados: Catarina de Almeida Santos (FE/UnB), Rudá Ricci, Deputada Federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Jessica Moreira (Nós, mulheres da periferia)
21/06 Domingo (16h-18h)- “Privatização 2.0 – As novas formas ocultas de avanço do setor privado na educação”
Mediação: Andressa Pellanda
Confirmados: Marina Avelar (NORRAG), Salomão Ximenes (UFABC), Delphine Dorsi (Right to Education Initiative) e Theresa Adrião (Unicamp)
22/06 Segunda (17h-19h) - “O Plano Nacional de Educação como norte contra barbárie na educação"
Mediação: Catarina de Almeida Santos
Confirmados: Daniel Cara (FE/USP), Andressa Pellanda (Campanha), Carina Vitral, deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ)
No segundo semestre, em datas a serem confirmadas, a proposta é promover as atividades autogestionadas. Elas devem ser incorporadas às atividades planejadas para o calendário escolar ou a agenda de trabalhos da organização ou coletivo.
Com todo o subsídio dos webinários e do kit de materiais da SAM, as atividades autogestionadas realizadas vão compor um banco de sugestões de atividades e boas práticas, reconhecendo o trabalho dos participantes. Os certificados de participação serão enviados a todos.
Nesta edição, infelizmente, não haverá impressão e distribuição de materiais, pois a logística de impressão, empacotamento e distribuição está prejudicada por conta do momento. Eles serão disponibilizados para download gratuito pelo site da SAM e também em versão acessível!
Saiba mais em https://semanadeacaomundial.org/
Fonte: site da SAM com adaptações