O resultado preliminar da seleção de elaboradores e revisores de itens para instrumentos de avaliação da educação básica foi publicado nesta segunda-feira (13). As informações dos professores classificados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU). Os selecionados também terão ciência do resultado via e-mail.
Os professores classificados responderam aos editais de janeiro, fevereiro e março. A publicação dos nomes está ordenada pela pontuação recebida por cada candidato e a identificação é feita por meio de consulta ao CPF. O resultado tomou como base a análise de documentos comprobatórios inseridos no cadastro dos candidatos, referentes às informações prestadas na inscrição. Os inscritos que não alcançaram a pontuação mínima ou não conseguiram apresentar os documentos que comprovam a experiência constam na lista de desclassificados, identificados por meio do CPF.
Os professores foram selecionados para elaborar e revisar itens do ensino fundamental e do ensino médio que irão compor o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os docentes integrarão o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI).
Perfis das áreas do conhecimento:
- anos iniciais do ensino fundamental: linguagens, língua portuguesa, artes, educação física e matemática;
- anos finais do ensino fundamental e ensino médio: língua portuguesa, língua inglesa, artes, educação física e matemática.
Inicialmente previstos para serem publicados em 20 de março, os resultados preliminares foram postergados devido à organização do trabalho remoto, necessário para evitar a propagação do novo coronavírus (COVID-19). Por isso, além da publicação no DOU, os classificados serão comunicados por mensagem eletrônica. O resultado final será publicado até 24 de abril.
BNI – O Banco Nacional de Itens foi criado pelo Inep para fornecer insumos para as diversas avaliações que desenvolve, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova, seja questionário. O Inep realiza chamadas públicas para a construção de uma rede de colaboradores interessados em elaborar e revisar itens, constituindo o Banco de Colaboradores do BNI para cada avaliação ou exame em desenvolvimento.
Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
Acesse resultados preliminares do Saeb-BNI (anos iniciais do EF)
Acesse resultados preliminares do Saeb-BNI (anos finais do EF e ensino médio)
Fonte: Inep
http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6853671
Título original: Saeb: publicada classificação de elaboradores de itens da educação básica