Carregando

Ações e orientações de prevenção ao Coronavírus

27/04/2020 | Undime

Com o intuito de organizar os materiais já existentes de fontes oficiais sobre a prevenção ao novo Coronavírus, o Covid-19, a Undime organizou informações importantes que merecem atenção dos Dirigentes Municipais de Educação, técnicos que trabalham nas Secretarias de Educação, educadores em geral e comunidade escolar.

A ideia aqui é apresentar de forma simples e rápida os conteúdos que já estão sendo divulgados.

Em relação às ações de prevenção contra a transmissão do Covid-19 e como evitar o risco de transmissão, atenção aos cuidados listados abaixo:

- Lave as mãos com frequência usando água e sabão ou um desinfetante à base de álcool a 70%

- Ao tossir ou espirrar, cubra boca e nariz com um cotovelo flexionado ou lenço de papel, que deve ser jogado fora em lixeira com tampa

- Não compartilhe objetos pessoais como copos, talheres e garrafas

- Mantenha os ambientes bem ventilados

- Não toque a região dos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos

- Evite contato próximo com qualquer pessoa que tenha sintomas de gripe ou resfriado

O Ministério da Saúde criou um página específica para concentrar as informações sobre o Coronavírus. Acesse: https://coronavirus.saude.gov.br/

Publicação minimiza os impactos da pandemia de covid-19
FGV CEIPE, Undime, Instituto Natura e Fundação Lemann produzem documento com o objetivo de apoiar e incentivar trocas entre lideranças educacionais a fim de mitigar os danos causados pela pandemia à aprendizagem escolar de alunos de todo o país. Saiba mais aqui.

Recomendações a respeito do novo Coronavírus (COVID-19)
Com o aumento dos casos suspeitos do Coronavírus (Covid-19) no país e no mundo, a Undime foi procurada pelo Ministério da Educação (MEC), no dia 12 de março, para uma reunião sobre a atual situação e para falar sobre estratégias de prevenção. O Consed também participou do encontro. A recomendação da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) é para que todas as Secretarias Municipais de Educação adotem as medidas propostas. Leia mais aqui.

Covid-19: Unicef disponibiliza orientações globais para proteger crianças e escolas

O Unicef disponibilizou orientações globais para proteger crianças e escolas da transmissão do vírus Covid-19. O documento foi elaborado pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), o próprio Unicef e a Organização Mundial da Saúde (OMS). São orientações cruciais e uma lista de itens que devem ser verificados para manter as escolas seguras. Também aconselha as autoridades nacionais e locais sobre como criar e implementar planos de emergência para manter as instalações educacionais seguras. Leia mais aqui.

Coronavírus (Covid-19): O que os pais precisam saber

Caracterizar o Covid-19 como uma pandemia não é uma indicação de que o vírus se tornou mais mortal. É sim um reconhecimento da propagação geográfica da doença. O Unicef vinha se preparando e respondendo à epidemia de Covid-19 em todo o mundo, sabendo que o vírus poderia se espalhar para crianças e famílias em qualquer país ou comunidade. Por isso, preparou um perguntas e respostas com informações sobre como proteger a si mesmos e as crianças. Lei mais aqui.

Guia infantil do coronavírus: como orientar as crianças

A disseminação do novo coronavírus tem sido assunto recorrente no Brasil, em especial após a confirmação de casos no país e o aumento das suspeitas de contágio. O Globo ouviu três especialistas para criar um guia para pais e educadores tratarem do tema com as crianças. Eles recomendam evitar alardes desnecessários e reforçar os ensinamentos de prevenção às doenças respiratórias, com dicas lúdicas sobre hábitos de higiene. Leia mais aqui.

Unicef divulga 8 dicas para falar com as crianças sobre o novo coronavírus
Embora crianças não sejam a população mais afetada pelo coronavírus, elas podem estar particularmente mais vulneráveis a sentimentos de ansiedade, estresse e tristeza. Pensando na melhor forma de abordar o tema com as crianças, e com o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, Unicef traz recomendações para ajudar a informar, confortar e proteger as crianças. Leia mais aqui. 

 

Publicado em 19 de março. Atualizado em 04 de fevereiro de 2021