10 materiais para abordar o Dia Internacional da Mulher em sala de aula
03/03/2020 | Portal CENPEC Educação
No próximo domingo (8), é o Dia Internacional da Mulher. A data, de inspiração socialista, começou a ser observada definitivamente no dia 8 de março a partir de 1917, com a realização de uma manifestação realizada por operárias na atual cidade de São Petersburgo, Rússia, por Pão e Paz.
A manifestação cresceu, desembocou em atos massivos contra o regime czarista ainda em vigor e contribuiu fortemente para a Revolução de 1917. Graças a Vladimir Lênin e à bolchevique Alexandra Kollontai, o Dia da Mulher foi, então, declarado feriado nacional na recém-nascida União Soviética, passou a ser celebrado por países e agremiações comunistas e acabou observado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 1975.
Histórico de luta
Antes disso, porém, já havia precursores do Dia Internacional da Mulher, propostas para celebrá-lo e outras manifestações ligadas aos direitos das mulheres trabalhadoras, inclusive no dia 8 de março. Uma delas ocorreu já em 1908, em Nova York, embora os socialistas norte-americanos tenham, posteriormente, estabelecido o Dia Nacional da Mulher no último domingo de fevereiro.
De qualquer forma, a data serve para discutir a importância do papel das mulheres no mundo, as desigualdades e violências relacionadas a gênero e, apesar dos avanços em décadas recentes, a necessidade de garantir direitos iguais para mulheres e homens em todo o mundo, meta esta que ainda não foi alcançada por nenhum país, de acordo com as Nações Unidas. Por isso, para 2020, o tema da ONU para o Dia Internacional da Mulher é “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”.
“O mote está alinhado com a nova campanha multigeracional da ONU Mulheres, Geração Igualdade, que marca o 25º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim (…), reconhecida como o roteiro mais progressista para o empoderamento de mulheres e meninas no mundo inteiro”, afirma o site oficial da ONU Mulheres para o Brasil. Assista ao vídeo.
Pensando nisso, o Portal CENPEC Educação selecionou materiais que poderão ser úteis para professores e formadores abordarem a temática dos direitos da mulher, a favor da igualdade de gênero e contra a violência e desigualdades por elas sofridas. Confira.