Carregando

Undime debate alfabetização na perspectiva da educação integral

12/06/2019 | Undime

A Dirigente Municipal de Educação de Blumenau (SC) e presidente da Seccional catarinense, Patrícia Lueders, representou a Undime no evento "Alfabetização 360º na perspectiva da Educação Integral", realizado pelo Instituto Ayrton Senna em parceria de mídia com o Canal Futura, nesta segunda-feira (10), em São Paulo.

Patrícia participou do debate que tratou sobre a "Gestão de políticas públicas de alfabetização e o Regime de Colaboração" ao lado de representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE), Câmara de Educação Básica do CNE, Ministério da Educação (MEC) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com a mediação do diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos.

Pensando que a alfabetização é pilar fundamental e estratégico para o desenvolvimento pleno das pessoas ao longo da vida, porém que milhões de crianças têm seu futuro comprometido quando não há investimento adequado nessa etapa, o evento teve como objetivo trazer evidências das causas do analfabetismo e propor um amplo debate sobre possíveis caminhos e políticas públicas para que crianças e jovens do Brasil tenham a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial e, assim, transformar suas vidas e a realidade brasileira.

Na avaliação da presidente da Undime SC, o seminário foi uma excelente oportunidade para discutir a alfabetização na perspectiva da educação integral. Patrícia destacou a necessidade de uma política de alfabetização atrelada à condições que permitam implementá-la. "A União precisa criar a política de alfabetização, mas ela precisa estar alinhada ao financiamento para que possamos executá-la. Se não houver financiamento e ela não for atrativa aos professores, não adianta", ponderou ela.

A alfabetização no contexto da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o diagnóstico da alfabetização no Brasil e a experiência do município de Sobral em alfabetização foram alguns dos temas das mesas de debate do evento.

O seminário foi transmitido ao vivo e os vídeos podem ser acessados aqui.

Notícias Relacionadas