Formação continuada e implementação dos currículos

09/05/2019 | Conviva Educação

Nos últimos meses, a equipe do Conviva ouviu especialistas e construiu o roteiro do vídeo que você assiste abaixo, sobre Formação continuada dos profissionais da educação e implementação dos currículos.

Assista e verifique de que forma utilizá-lo: para refletir com a equipe da secretaria, para apresentar aos educadores ou ainda a outros setores da secretaria. O material pode ser acessado a todo momento na Galeria da plataforma, neste link.

Encontre aqui os links das áreas do Conviva indicados no vídeo:

Relacionamento entre Secretarias Municipais de Educação e Escolas

Área de Gestão Pedagógica

Ferramenta de Profissionais

As ideias principais abordadas no vídeo estão organizadas a seguir:

1) Para que currículos e projetos político-pedagógicos (PPP) sejam implementados de fato e cheguem à sala de aula, é essencial que as formações continuadas com os profissionais da educação tratem desses assuntos.

2) Cada rede pode eleger os temas mais importantes para as formações, mas é essencial priorizar dois deles:

- Estudo detalhado do currículo adotado pelo município e dos projetos político-pedagógicos em cada escola.

- Reflexão sobre as formas de ensinar. Elas devem se adequar ao desenvolvimento das competências, habilidades e conhecimentos das crianças e adolescentes.

O aprofundamento sobre esses assuntos deve acontecer em diversas formações organizadas ao longo do ano para que os professores possam se dedicar aos conteúdos, à interdisciplinaridade, à educação integral ou aos temas transversais, entre outros tantos aspectos.

3) As secretarias municipais de educação devem levar em conta três etapas para organizar as formações continuadas:

- Diagnosticar: analisar os indicadores sociais e educacionais, e verificar o que é preciso melhorar no ensino para garantir o aprendizado nas turmas.

- Planejar: a secretaria deve criar um calendário em conjunto com as escolas e indicar temas para os encontros, e definir os responsáveis pela formação. Considerar o trabalho com municípios vizinhos ou governo estadual enriquece as experiências e fortalece o Regime de Colaboração!

- Acompanhar: para o êxito das formações, as secretarias precisam garantir que o cronograma seja cumprido e que as ações realizadas tragam os resultados esperados.

A formação dos profissionais da educação também foram tema do programa de rádio veiculado em abril e que contou com o apoio do Conviva para ser elaborado. Ouça no link abaixo!

Esperamos que gostem, registrem seus comentários nos campos abaixo e que possam indicar aos seus colegas! Clique nos ícones de Whatsapp, Facebook e outras redes sociais para compartilhar com mais facilidade.

 

Notícias Relacionadas