Carregando

Prorrogadas as inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa

30/04/2019 | Undime

As inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa foram prorrogadas. O prazo se encerraria nesta terça-feira (30), mas a boa notícia é que foi estendido para o dia 13 de maio.

Iniciativa da Fundação Itaú Social e do Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada tem o objetivo de apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

A Olimpíada prevê a realização, com orientação dos professores inscritos, de oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A partir daí, a competição passa por várias etapas, municipais, estaduais e regionais, até se chegar aos 28 estudantes vencedores na etapa nacional. Os professores também recebem prêmios. O tema do concurso este ano é "O lugar onde vivo", um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

Novidades

Uma novidade em 2019 é que a Olimpíada de Língua Portuguesa homenageia a escritora Conceição Evaristo. Outra novidade é a inclusão do gênero textual documentário para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. As demais categorias são: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9º anos) e artigo de opinião (3º ano do ensino médio). Os professores também participam do concurso por meio do relato de prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões.

Há também novidades entre as premiações, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.

Inscrições

Para que professores e alunos participem da Olimpíada, é necessário que a secretaria de educação à qual a escola é vinculada – municipal ou estadual – faça a adesão por meio do Portal Escrevendo o Futuro.

 

Notícias Relacionadas