Carregando

OLP divulga os 20 vencedores nacionais

14/12/2021 | Itaú Social

Premiação reconhece trabalhos coletivos realizados por docentes e estudantes de escolas públicas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio

Os vencedores da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa foram anunciados na noite da última sexta-feira, 10 de dezembro. A cerimônia foi transmitida pelo canal do YouTube do programa Escrevendo o Futuro e apresentada pelo youtuber Spartakus Santiago e pela jornalista Karen de Souza.

Assista aqui a premiação na íntegra.

Antes do anúncio dos vencedores, o evento contou com apresentações musicais interpretadas pela banda “Trio Gato com Fome e Convidados” e declamação de poesia, além de prestar uma homenagem à escritora, poeta e professora, Geni Guimarães.

“Ouvimos histórias emocionantes de todos os cantos do Brasil, soluções criativas e cenários desafiadores. O encontro de hoje é para celebrarmos a trajetória de aprendizado que tivemos ao longo deste ano”, comentou a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, durante a cerimônia.

Foram escolhidos 20 docentes e suas turmas, sendo quatro em cada uma das categorias do concurso: Poema (5º ano), Memórias Literárias (6º e 7º), Crônica (8º e 9º), Documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (3ª série do Ensino Médio).

A escolha dos vencedores levou em consideração os Relatos de Prática, junto a Linha do Tempo e o Álbum da Turma, no qual apresentaram as experiências coletivas vivenciadas, ao longo do ano, durante o trabalho de produção textual de cada gênero indicado pelo concurso.

Como premiação da edição deste ano, os professores e professoras receberão notebooks, a turma de estudantes ganharão tablets e as escolas acervos de livros para a biblioteca, além de placas de homenagens.

O objetivo do Programa é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. Apesar de ser uma edição atípica em razão da pandemia da Covid-19, o concurso mobilizou milhares de docentes por todo Brasil, conforme os números apresentados:

- Mais de 112 mil inscrições nas cinco categorias;
- Adesão de 100% das redes estaduais;
- Inscrição de 27.847 escolas;
- Inscrição de 59.008 professores;
- 3.877 municípios participantes.

Em novo formato, a edição deste ano da Olimpíada de Língua Portuguesa teve o objetivo de valorizar a prática e o trabalho desenvolvido pelos docentes e reconhecer as produções realizadas por todos os estudantes de forma coletiva. Todas as etapas ocorreram virtualmente.

O concurso é uma iniciativa do Itaú Social, que integra o programa Escrevendo o Futuro, e está sob coordenação técnica do Cenpec e com a parceria do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Confira aqui a lista dos vencedores.

Fonte: Itaú Social
Título original: 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa divulga os 20 vencedores nacionais

Notícias Relacionadas