Carregando

Desafios da educação é tema do Fórum da Undime PI

12/03/2019 | Undime/ Foto: Undime PI

A Undime Piauí realiza, nesta terça (12) e quarta-feira (13), a 14ª edição do Fórum Ordinário da Seccional. Com o tema "O cotidiano do DME: desafios da Educação nos municípios piauienses", o Fórum está reunindo 120 participantes, entre Dirigentes Municipais de Educação e técnicos das secretarias, para debater a nova conjuntura nacional, as prioridades para a Educação Básica, prestação de contas, Base Nacional Comum Curricular, entre outros assuntos.

O evento, que acontece no auditório da Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais (APPM), localizada na capital, Teresina, contou com a presença do presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo, Alessio Costa Lima, na manhã desta terça (12). Alessio falou sobre "A Educação Municipal e a nova conjuntura educacional".

Na oportunidade, o presidente elencou cinco desafios da educação em âmbito nacional atualmente: o cumprimento das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE); a construção e criação do Sistema Nacional de Educação; a necessidade de revisão do Pacto Federativo, a regulamentação e efetivação do regime de colaboração; a implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi); e a instituição do Fundeb como instrumento permanente de financiamento da educação básica pública. "Estes são pontos que merecem a atenção de todos nós e que a Undime tem defendido com veemência em reuniões, seminários e inclusive junto ao governo", apontou.

Para Maria Campelo, Dirigente Municipal de Educação de Demerval Lobão, acompanhar a fala do presidente da Undime foi importante, pois segundo ela “estamos vivendo um momento de ansiedade, de incerteza no cenário nacional e por consequência no cenário municipal. Nós viemos ao encontro muito sedentos de novas informações”.

Nova diretoria

No período da tarde, a Dirigente de Educação de Água Branca, Cleidimar Tavares, foi eleita como a presidente da seccional para o biênio 2019-2021. Cleidimar assume o lugar de Maria Sidinei Lins Magalhães Araújo, Dirigente Municipal de Educação de Bom Jesus. Erica Graziela, Dirigente de Domingos Morão é a nova vice-presidente.

Paralelamente ao processo eleitoral, para os técnicos inscritos, estão sendo realizadas oficinas sobre o Conviva Educação, a Busca Ativa Escolar e os campos de experiência no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Projeto Político Pedagógico (PPP) e formação continuada.

Juliana Saldaña é professora e técnica responsável pelo Plano de Ações Articuladas (PAR) do município de Pio IX. De acordo com ela, a expectativa é "receber informações sobre os programas, principalmente sobre o Busca Ativa Escolar que estamos desenvolvendo e aprimorando no município".

O presidente da Undime acredita que a realização dos fóruns ordinários das seccionais é um momento importante para a Undime, porque é quando a instituição consegue congregar o maior número de municípios. "É um momento muito rico, que funciona não só como troca de informação, mas de formação e de experiências. Aqui, os secretários têm a oportunidade de conversar sobre vivências bem-sucedidas e sobre o enfrentamento de problemas que acontecem de maneiras diferentes. É uma forma de enriquecer e fortalecer essa trajetória do dirigente e, consequentemente, da Undime Piauí", disse Alessio.

Programação

Na quarta-feira (13), a programação terá início às 8 horas, com a palestra sobre captação de recursos e prestação de contas. Na sequência, serão realizadas palestras sobre as prioridades para Educação Básica e desafios de implementação com a especialista Conviva Educação, Márcia de Paula Brilhante.

Ainda estão na pauta do evento o debate sobre o “Desenvolvimento de Plano Estratégico como ferramenta de Gestão Escolar” e a palestra “BNCC e os novos currículos: o que muda em 2019?”, com a representante da Fundação Lemann e ex-presidente da Undime, Cleuza Repulho. O encerramento acontece logo após a prestação de contas e informações sobre o uso do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), por técnicos do FNDE.

titulo original: Desafios da educação nos municípios é tema do Fórum da Undime PI

Notícias Relacionadas