Carregando

Escolas públicas poderão escolher as obras literárias

15/10/2018 | FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) inaugura, neste ano, uma nova forma de distribuição de livros literários para as escolas públicas de todo o Brasil por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Assim como ocorre com os livros didáticos, professores e diretores poderão, a partir de agora escolher as obras literárias que mais se adequem ao projeto pedagógico de cada unidade de ensino.

Para ajudar na escolha do PNLD Literário 2018, que será realizada de 18 a 31 de outubro, no sistema PDDE Interativo, o FNDE já disponibilizou em seu portal eletrônico o guia digital do programa, que contém resenhas e informações sobre todas as obras selecionadas para esta edição. Dentro do guia, professores, diretores e coordenadores pedagógicos poderão pesquisar sobre as obras indicadas para educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e ensino médio.

Para educação infantil e turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, a escolha será de acervos para sala de aula. Já para o 4º e 5º ano do ensino fundamental e para o ensino médio, a seleção será de acervos para biblioteca e de dois livros para cada aluno. Veja abaixo quadro com os quantitativos de cada acervo:

Categorias 1 a 4

Acervos para sala de aula

1 - Creche I - 0 a 1 ano e 6 meses

20 obras

2 - Creche II - 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11

20 obras

3 - Pré-escola - 4 anos a 5 anos 11 meses

25 obras

4 - Anos iniciais EF - 1º ao 3º ano

35 obras

Categorias 5 e 6

Acervos para biblioteca

5 - Anos iniciais EF - 4º e 5º anos

50 obras

6 - Ensino médio - 1ª a 3ª séries

50 obras

Categorias 5 e 6

Livros do aluno

5 - Anos iniciais EF - 4º e 5º anos

2 obras por estudante

6 - Ensino médio - 1ª a 3ª séries

2 obras por estudante

As orientações gerais sobre o processo de escolha, assim como as normas de conduta, estão disponíveis no portal do FNDE. “Durante o período da escolha, por exemplo, não é permitido o acesso de representantes de editoras nas dependências da escola”, avisa o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, esclarecendo que essa mudança no processo é um grande avanço. “É muito importante que os professores conheçam e escolham as obras que suas escolas vão receber, não só para que o processo seja mais democrático mas, principalmente, para que se aumente ainda mais o aproveitamento das obras literárias dentro da sala de aula. Então agora é hora dos professores conhecerem os guias com as obras disponíveis para que façam a escolha mais adequada ao projeto pedagógico da sua escola”, concluiu.

Mas, para poderem realizar a escolha, as respectivas redes municipais ou estaduais e as instituições federais devem aderir formalmente ao PNLD Literário 2018. A adesão deve ser feita por meio do sistema PDDE Interativo até o dia 17 de outubro.

 

Título original: A partir de agora, escolas públicas poderão escolher as obras literárias que receberão