Dirigente Municipal da Educação (DME)
1 - Qual o desafio que sua Secretaria estava procurando solucionar?
Nosso maior desafio era criar cardápios que atendessem às faixas etárias específicas e adequá-los às necessidades nutricionais dos alunos. A secretaria não disponibilizava de nenhuma ferramenta para a elaboração dos cardápios e buscava uma solução que pudesse reduzir o tempo na sua elaboração, já que eram feitos de forma manual e com ajuda de planilhas criadas pelo próprio nutricionista do município.
2 – Como foi realizado o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação da ação? Como o Conviva foi utilizado para apoiar essas etapas?
A ferramenta do Conviva foi apresentada ao nutricionista através do setor técnico da SEMECE, que passou a seguir o passo a passo desenvolvido pela plataforma. Tanto o planejamento quanto a execução do trabalho foram realizados diretamente na plataforma do Conviva, utilizando os conteúdos da área da Alimentação Escolar e a ferramenta de Cardápios.
Após os cardápios ficarem prontos na ferramenta, enviamos as informações diretamente para as escolas, que tomaram conhecimento dos gêneros alimentícios a serem utilizados em cada preparação, as per capitas e a forma de preparo. O monitoramento e a avaliação da ação serão realizados através de visitas presenciais pelo nutricionista para o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas que venham a surgir pelas manipuladoras de alimentos.
3 - Qual o público alvo beneficiado pela ação? E quais foram as estratégias para articulação e mobilização dos envolvidos?
Os principais beneficiados pela ação foram os estudantes da rede de ensino de Theobroma que cursam a EJA, a creche, o ensino fundamental e o médio.
Também foram impactados os produtores da agricultura familiar que tiveram seus produtos incorporados nos cardápios e na alimentação saudável dos alunos. A equipe se articulou através de encontros promovidos pela SEMEC com os produtores rurais do município e através da aplicação do teste de aceitabilidade e aprimoramento das refeições servidas aos estudantes.
Notamos uma maior aproximação com os envolvidos, aceitação dos cardápios elaborados e a aproximação da SME com a participação das escolas, por meio do cultivo de hortas e também palestras complementares para os alunos em parceria com a secretaria de saúde do município sobre alimentação saudável e outros t emas.
A horta escolar tem um papel de suma importância para o desenvolvimento do trabalho coletivo dos alunos como também na melhora dos hábitos alimentares saudáveis.
4 – Como a Secretaria promove a continuidade e manutenção da ação? Quais foram as competências e habilidades desenvolvidas pela equipe para garantir a continuidade da iniciativa?
A secretaria, por meio do nutricionista, dá continuidade à ação realizando encontros com as manipuladoras de alimentos para repassar informações sobre higiene e boas práticas de manipulação dos alimentos. Este ano iniciamos o teste de aceitabilidade das preparações servidas, sendo avaliadas quais eram mais aceitas pelos estudantes. Obteve-se ainda o fortalecimento com os fornecedores, melhor participação da agricultura familiar e palestras da secretaria de saúde. Por meio dessas iniciativas, a secretaria fortaleceu as habilidades desenvolvidas pelos vários colaboradores, desde a chegada dos gêneros alimentícios no almoxarifado, armazenamento, transporte e preparação dos mesmos nas escolas através das manipuladoras. Essa iniciativa melhorou consideravelmente o tempo de planejamento dos cardápios a serem aplicados e o acompanhamento nas escolas.
5 – Quais foram as estratégias adotadas pela equipe da secretaria educação para superar as barreiras/desafios ao longo da ação descrita nas questões anteriores?
Uma ação como essa, apesar de simples, precisa de parcerias sólidas. A principal estratégia inovadora adotada foram os encontros dos agentes envolvidos na alimentação escolar, como: Manipuladoras de alimentos e o Conselho de alimentação escolar (CAE). O que se destaca como inovação é a possibilidade de apresentarmos em tempo ágil todas as informações nutricionais presentes nas preparações, o que não acontecia anteriormente, pois todas as ferramentas de trabalho eram realizadas de forma manual ou planilhas desatualizadas.
6 – Em quanto tempo a ação foi realizada?
7 - A ação está em andamento ou já foi finalizada?
8 - Apresente a sua secretaria! Em um parágrafo, conte como é a educação no seu município, o contexto de sua rede e como a sua secretaria municipal de educação está estruturada.
A Secretaria Municipal de Educação fica localizada no município de Theobroma a 350 km da capital, Porto Velho. Tem uma população de 11.347 de habitantes, sendo a maioria da zona rural. Hoje o município de Theobroma conta com uma demanda grande de alunos que residem na área rural, que acordam muito cedo para pegar o transporte escolar até as escolas. Desta forma, o município preocupar-se em oferecer uma alimentação de qualidade para poder suprir todas as necessidades nutricionais, o que contribui diretamente em um melhor aprendizado. A secretaria de educação de Theobroma serve diariamente uma alimentação saudável a todos os alunos desta rede de ensino, sendo que estamos aprimorando a cada ano a logística para nos adequarmos às exigências dos órgãos fiscalizadores através de novas ferramentas disponíveis, tais como o Conviva.