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4ª Ação de Reconhecimento

Cruzeiro do Sul/AC

Fortalecendo a Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do município de Cruzeiro do Sul-Acre.

Amarísio Saraiva de Oliveira

De acordo com a política municipal de Educação, na Lei nº 696/15, a Secretaria Municipal de Educação tem o papel de universalizar o acesso na educação básica, a permanência e a aprendizagem em tempo adequado. Sendo a gestão pedagógica um dos pilares mais importantes para que se cumpra esse papel, a SEMED tem buscado fortalecer essa dimensão da gestão.

A primeira medida tomada pela secretaria foi então conhecer a realidade dos espaços escolares e agir. Sabíamos da necessidade do diagnóstico dos espaços escolares, mas como elaborar e organizar um instrumento que pudesse nos oferecer resultados significativos para toda a rede? Como fazer a análise e consolidar os dados sob um ponto de vista da gestão pedagógica? Tudo isso exigiria tempo, recursos humanos e financeiros para elaboração do instrumento, aplicação, análise e consolidação das informações.

A secretaria não dispunha de banco de dados atualizados que informasse as características dos espaços escolares, dificultando a visualização da rede sobre as concepções e princípios desenvolvidos, principalmente sobre as unidades escolares que oferecem Educação Infantil. Além de não dispor de dados atualizados, a SEMED não tem software que realize as análises e os consolide de maneira automática. 

Dentre as ferramentas utilizadas pela equipe, pode-se colocar em evidência a de Espaços Escolares, que trouxe as respostas para as interrogações acima mencionadas. Nela encontramos uma proposta de questionário já pronto com os principais pontos a serem observados e orientações importantes para sua aplicação, nos restando apenas imprimir e aplicar nas escolas no momento da visita do assessor pedagógico. Depois de respondidos os questionamentos, os resultados registrados na Plataforma foram analisados automaticamente, o que fez a equipe pedagógica da SEMED ganhar tempo para executar outras ações.

Hoje, através da ferramenta espaços escolares, temos um instrumento que nos auxilia de maneira qualificada nas visitas às escolas, principalmente na caracterização dos espaços escolares.

Ao detectarmos a importância do Conviva na realização do diagnóstico que iria fortalecer a gestão pedagógica desta secretaria, alguns passos foram importantes, como:

1º- Reunir a equipe para divulgar a ferramenta: os assessores pedagógicos precisavam conhecê-la;

2º- Orientar a equipe quanto ao passo a passo para utilização da ferramenta;

3º- Analisar os questionários: os assessores fizeram uso da plataforma para estudar os questionários e verificar se realmente atendiam as expectativas da gestão pedagógica da SEMED;

4º- Fazer download dos questionários

5º- Elaborar um calendário de visita às escolas e aplicar os questionários;

6º- Realizar visitas e aplicar os questionários nas unidades de Ensino. Para isso, a equipe se dividiu e esteve inclusive nas escolas da zona rural. A ação levou 30 dias;

7º- Inserção das informações na Plataforma.

Para planejar a ação, a equipe fez reuniões por WhatsApp, grupos de estudo dos questionários e momentos de pesquisas na Plataforma para melhor entender os processos pedagógicos envolvidos. Foram consultadas as seguintes áreas de gestão: administrativa, democrática, estrutura e documentação, pedagógica e relacionamentos com as escolas.

Diante do diagnóstico realizado, foram detectadas várias fragilidades na gestão pedagógica. A mais crítica está relacionada ao compromisso com a igualdade de acesso, pois a educação deve estar comprometida com a igualdade de acesso ao conhecimento para todos, cabendo às unidades de ensino, com o apoio da SEMED, estabelecer um melhor atendimento para garantir as condições de uma educação de qualidade para todos, considerando suas necessidades educacionais específicas.

Os questionários foram aplicados nas unidades de ensino da zona rural e urbana da rede. Dessa forma, o público beneficiado foi de equipes gestoras, alunos (escolas infantis e Ensino Fundamental), professores e equipe da SEMED. Com esta ação, tanto os serviços pedagógicos da SEMED quanto das escolas seriam potencializados, fortalecendo assim o processo de ensino e aprendizagem.

Para mobilizar os envolvidos, a equipe de articulação do Conviva no município informou para a gestão pedagógica da SEMED a existência da ferramenta e como ela poderia fortalecer o trabalho. A equipe gestora sensibilizou os assessores pedagógicos a tomarem conhecimento da ferramenta e realizarem estudos dos questionários. Os gestores receberam o calendário de visitas dos assessores para aplicação dos questionários e informaram na escola aos alunos e professores. Foram realizadas rodas de conversas, reuniões, observações e elaboração de relatórios e envio de calendários as escolas.

Na ação foram envolvidos aproximadamente 140 atores, como equipe de articulação do Conviva no município, assessores pedagógicos da SEMED e equipe gestora das Unidades de Ensino. Para apoiar a articulação e a mobilização foi necessário organizar algumas estratégias de utilização do Conviva. Dentre elas podemos citar o estudo da plataforma pelos assessores técnicos da SEMED, a exploração da ferramenta Espaços Escolares para compreender os consolidados dos resultados após a inserção das respostas aos questionários; utilização da plataforma para elaborar o plano de ação, e utilização do espaço calendário escolares para inserir a visitas pela equipe.

Para promover a continuidade e manutenção da referida ação, a SEMED realiza visitas mensais. A cada encontro é produzido um relatório das ocorrências detectadas tanto nos aspectos administrativos quanto pedagógicos das unidades de ensino para atualizar as informações obtidas nos questionários. Além das observações e da elaboração do relatório, as equipes preparam intervenções para amenizar ou resolver os problemas detectados.

O diagnóstico será realizado a cada início de ano letivo com o intuito de potencializar as ações da gestão pedagógica da SEMED e consequentemente as ações da gestão pedagógica das unidades de ensino. Para garantir a continuidade da referida ação, a equipe de assessores conheceram a plataforma de maneira aprofundada, sabendo da utilidade dos ambientes e ferramentas contidos. Isso garante a continuidade da ação e da modernização da gestão.

O diagnóstico traz uma visibilidade importante para a SEMED porque podemos adaptá-lo e aplicá-lo em outros setores da gestão, como financeiro e administrativo, e orientar as unidades de Ensino a fazerem uso dessa ferramenta também para diagnosticar sua própria realidade, como uma prática institucionalizada.

 

No decorrer da referida ação, algumas estratégias foram adotadas para superar os desafios como estruturar o calendário da SEMED de maneira que todas as escolas da rede fossem atendidas, principalmente as localizadas na zona rural de difícil acesso. Outra estratégia foi reunir a equipe para que todos entendessem a importância da ferramenta para o fortalecimento da gestão.

De 6 a 12 meses
Em andamento

A secretaria de Educação do município de Cruzeiro do Sul está estruturada de acordo com que preconiza a  LDB, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Plano Municipal de Educação (Lei 696/15), a Constituição Federal do Brasil e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e suas alterações. A rede oferece as etapas de Educação Infantil, e Ensino Fundamental, e modalidades educação de jovens e adultos, educação especial, educação indígena, e educação do campo. Essas etapas e modalidades são oferecidas em regime parcial. De acordo com o censo 2018, a rede tem um total de 107 escolas, uma matricula de 13.160 estudantes. Apresenta nos anos iniciais um rendimento de 88,2% de aprovação e nos anos finais 87,8%, tendo como meta para os anos inicias 5,2 e IDEB 4,9 e a meta para os anos finais 5,2 e IDEB 4,2.

Administrativa
Democrática
Estrutura e Documentação
Pedagógica
Relacionamento entre SME e Escolas
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