Carregando

4ª Ação de Reconhecimento

Três Rios/RJ

Equipe articulada para organização e economia no Transporte Escolar.

Hélida Mendes de Medeiros Siqueira

Em 2017, quando a atual administração assumiu a Secretaria de Educação, nos foi apresentado o Conviva em curso de formação presencial realizado em nossa cidade. Ainda lembramos a felicidade ao conhecer as ferramentas, porque teríamos as informações agrupadas em um único sistema facilitando as consultas.

O primeiro passo foi definido: trabalhando em equipe, deveríamos traçar as Rotas do Transporte Escolar em nossa primeira incursão no sistema. Então precisaríamos começar cadastrando os veículos. Tivemos um duro choque de realidade, pois a frota escolar recebida da gestão municipal anterior estava sucateada, com documentos atrasados, alguns itens obrigatórios inexistentes, além de vários contratos de terceirização de serviços com alto custo.

A manutenção, combustíveis e a documentação até então eram responsabilidade da Secretaria de Transportes e nosso primeiro desafio foi trazer esta responsabilidade para nossa secretaria, assim sendo poderíamos planejar nossas ações visando sanar estes problemas.

Era necessário entender como funciona o Transporte Escolar; e esta foi a primeira ajuda que conseguimos do Conviva. Na área de Gestão do Transporte Escolar pudemos nos qualificar e criar um planejamento para recuperação dos veículos nas oficinas. Mas então descobrimos que ainda havia outra herança: as dívidas nas oficinas.

Foi um período complicado, veículos funcionando com limitações e uma frota reduzida, o que obrigava os restantes a trabalhar por dois. Enfim pudemos levantar grande parte da nossa frota, adquirir itens obrigatórios faltantes e agendar as vistorias do DETRAN e para conseguir os documentos. As soluções acabaram trazendo novos desafios. Com a manutenção em dia, agora era preciso controlar os gastos com oficinas e combustíveis, afinal anteriormente este controle era da Secretaria de Transporte. Novamente o Conviva nos ofereceu a solução nas ferramentas Veículos e Receitas e Despesas, em que cadastramos as notas fiscais de peças e dos serviços, e assim nosso setor fiscal de oficina conseguiria visualizar rapidamente o que deveríamos pagar ou exigir a garantia, e também fazer o controle de abastecimento.

Com todos os gastos de manutenção, de combustíveis e de terceirização do serviço agrupados num mesmo sistema, pudemos fazer uma projeção e planejar a renovação da frota num período de três anos. Não poderíamos onerar demais o orçamento. Queríamos trocar toda a frota de uma vez, mas os gastos a curto prazo seriam muito altos, então optamos par uma substituição gradual, aproveitando a economia com o fim da terceirização, diminuição do valor gasto com combustíveis, pois trocamos veículos a gasolina por veículos a diesel para fazer caixa e usá-lo na aquisição de novos veículos.

Conseguimos finalmente chegar ao planejamento inicial e utilizamos a ferramenta Rotas do Transporte Escolar do Conviva, o que agregou uma dinâmica de qualidade ao processo que existia.

Ao avaliar os resultados da ação, constatamos uma economia de R$ 80.872,32 em 2018, o que é equivalente aos custos de seis alunos do ensino fundamental em anos iniciais em período integral (de acordo com os valores estipulados no Caqi), o que representa 0,12% dos gastos com educação nesse município em 2017. Avaliamos também que a frota não está mais sucateada devido à melhoria na gestão das manutenções.

O público beneficiado pelo transporte são os mais de 1.000 alunos por dia, sendo a maioria dividida entre nosso distrito, que fica distante da sede municipal, na área rural, e um bairro urbano distante, onde foram construídas várias fases de casa populares para a distribuição a população carente do município.

Hoje com uma frota de 5 ônibus, 5 micro-ônibus, 3 vans e 5 kombis, possuímos veículos reservas. Utilizando a ferramenta Rotas do Transporte, com a ajuda dos motoristas, pais de alunos e diretores das unidades escolares envolvidos, conseguimos modificar os trajetos, garantindo que o estudante passe o menor tempo possível dentro do veículo dando agilidade, segurança e conforto aos mesmos.

Os motoristas se envolveram na ação indicando os melhores tipos de veículos para cada trajeto considerando as características físicas das estradas. Forneceram ainda informações que ajudaram no desenho dos novos trajetos das Rotas Escolares.

No diálogo com os pais dos alunos sobre as mudanças nas Rotas Escolares, fizemos consultas da legislação vigente na área de conteúdo sobre Transporte no Conviva, para esclarecimento dos direitos e deveres dos estudantes e da Secretaria de Educação.

O Conviva é preenchido por vários técnicos de nossa secretaria e assim, mesmo na ausência de um, o trabalho continua. Para isso, temos pessoas de setores diferentes atuando juntos nas ferramentas, às vezes fora do seu serviço, porém levando ideias de soluções específicas ou até criativas, pois já possuem experiência de seu próprio setor.

Esta relação intersetorial também favorece o crescimento dos técnicos que ganham conhecimento em outros assuntos da educação.

O fiscal responsável pela verificação e aprovação dos serviços realizados acessa o Conviva na oficina de manutenção em tempo real para verificar, na ferramenta Veículos, o registro das manutenções realizadas anteriormente, evitando que sejam cobrados serviços que deveriam estar na garantia.

Nosso primeiro desafio foi ampliar o entendimento da equipe quanto ao funcionamento e a gestão do transporte escolar. Para superar esta barreira, estudamos a área de conteúdo do Conviva. Nossa gestão valoriza a formação dos profissionais, e além da formação inicial para toda a equipe da secretaria com a articuladora do Conviva em nossa cidade no ano de 2017, tivemos nova formação presencial em 2018, participando também de uma formação específica sobre Transporte Escolar na capital do estado, onde pudemos trocar experiências com outros municípios.

Nem sempre estamos aptos às tarefas que nos são designadas, mas com um pouco de paciência, esforço e principalmente estudo podemos realizar feitos maravilhosos, e é neste exemplo que podemos citar o comprometimento dos membros da Secretaria de Educação no sentido melhorar a estrutura o Transporte Escolar. É importante salientar que o Conviva é principalmente uma ferramenta viva, que está sempre evoluindo para melhor nos atender. Iniciamos agora o curso EaD de Gestão do Transporte Escolar na plataforma, mais uma iniciativa para melhorar nosso trabalho. Então só precisamos entrar com a boa vontade, pois todo o conteúdo e ferramentas estão na plataforma Conviva.

Em tempo, vale ressaltar que nossa ação continua, pois lidando com veículos, temos em mente que sempre haverá depreciação, então a todo momento e necessário ajustar as estratégias e fazer a análise dos dados inseridos na plataforma, pois ora vale a pena consertar, ora vale a pena substituir a frota. Então é necessário estar com as informações atualizadas no Conviva e que cada setores que compõe a Secretaria de Educação esteja sempre visualizando as ferramentas e dados do Conviva.

De 1 ano a 2 anos
Em andamento

Três Rios é um município do interior do Rio de Janeiro, localizado no sudoeste do estado, que possui 332 km², com pouco mais de 100 mil habitantes, ficando a 125 km da capital, e cortada por duas grandes Rodovias Federais: BR-393 e BR-040. Temos 37 escolas municipais, sendo 5 de Zona Rural. Nossa Secretaria está dividida em 4 setores: Infraestrutura, Pedagógico, Recursos Humanos e Financeiro, atendendo a 2.992 alunos na Educação Infantil (sendo 1.023 de Educação Integral), 6.251 alunos no Ensino Fundamental e 568 alunos na EJA. Com uma frota atual de 5 ônibus, 5 micro-ônibus, 3 vans e 5 kombis, atendemos, por dia, mais de 1.000 alunos com o transporte escolar: são 762 alunos moradores da zona urbana e 322 alunos moradores da zona rural. Nossa secretaria intensificou o uso do Conviva em 2017, iniciando os trabalhos na ferramenta Cardápio, tendo excelentes resultados na alimentação escolar, chegando a ser finalista da Ação de Reconhecimento do Conviva em 2017 com esta iniciativa. Fizemos a importação do Educacenso em 2018, publicamos relatos na área de Experiências e começamos a colaborar ativamente com sugestões para a plataforma. No mesmo ano iniciamos o uso da área de Transporte Escolar, e pelos resultados obtidos fomos chamados a participar da pesquisa “Transporte escolar: melhoria na gestão e economia financeira”, junto a três municípios de outras regiões do Brasil, desenvolvida pelo Conviva Educação que comprovou o sucesso da nossa iniciativa. Em 2019 lançamos na plataforma a experiência “1ª Consulta Pública para Gestores Escolares” relatando as ações que fizemos utilizando a área de Gestão Democrática do Conviva, e retiramos informações da área para desenvolver um curso para todos aqueles que quisessem se candidatar a gestor escolar. Estamos agora atualizando a ferramenta Profissionais e começando a utilizar os relatórios recém lançados na plataforma. Com planejamento, conseguimos avançar para que cada vez mais setores e profissionais de nossa secretaria estejam integrados e articulados no conviva, utilizando os conteúdos e ferramentas para apoiar nossa gestão.

Orçamentária e Financeira
Pessoas
Transporte Escolar
924 Votos