Carregando

4ª Ação de Reconhecimento

Boa Viagem/CE

Boa Viagem Atualizada e Conectada no Cotidiano Educacional

Maria Dias Cavalcante Vieira

              Ao recebermos a SME em 2017, não tínhamos nenhum dado da mesma. Não tínhamos um registro confiável do quantitativo de funcionários, professores, escolas, alunos, informaçoes financeiras e pedagógicas. Era como receber uma folha em branco. Em muitas ocasiões era necessário contactar a coordenadoria da CREDE 12 em Quixadá, ou fazer pesquisas em sites governamentais diversos para colhermos alguns dados importantes. Essa realidade foi um entrave no desenvolvimento de muitas ações e projetos que requeriam urgência naquele momento em que estavamos iniciando uma nova gestão municipal, e que por vezes não era possivel tomar decisoes devido a ausência de dados concretos acerca da realidade educacional do municipio. Foi diante desse contexto que conhecemos o CONVIVA. Naquele momento, a Plataforma CONVIVA veio de encontro aos nossos anseios, vimos em suas ferramentas a oportunidade de conectar dados, informaçoes e pessoas, de forma segura, objetiva e prática, nos oportunizando assim a apropriação das informações que tanto necessitávamos para realizar uma gestao educacional mais democrática, participativa e eficiente.     

 

Após o primeiro contato da dirigente municipal de educação com o CONVIVA e apropriação das ferramentas da Plataforma pela mesma, a Secretária de Educação fez a adesão com a apresentação do portal para a equipe da SME. Dando continuidade, foi realizada a divisão por áreas de acordo com cada coordenadoria (Gestão, Pedagógico, Apoio ao Estudante, Financeiro, Recursos Humanos, Assessoria Educacional), ficando um técnico responsável pela alimentação do sistema em cada setor.  Foi estabelecido um dia por semana para estudo do portal com todos os técnicos da SME. Essa estratégia possibilitou que a equipe da SME também se apropriasse das ferramentas do CONVIVA, sendo possível à atuação de acordo com o fluxo de trabalho desenvolvido. Depois dos primeiros dados serem colocados na plataforma, foi realizada uma avaliação da funcionalidade do site. Avaliamos o antes e o depois da utilização do site. Resultado: uma visão holística de toda as ações educacionais, e o acesso de informações em tempo real.  Em seguida, a plataforma permitiu o acesso as demais personagens do sistema municipal de ensino, quais sejam: diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, etc. Com isso, foi realizado um encontro com a participação do núcleo gestor de todas as escolas, para apresentação do portal. Nesse mesmo encontro foi possível oportunizar aos gestores e coordenadores pedagógicos, formação para uso das ferramentas do ambiente CONVIVA. Vale salientar que depois de oportunizar o acesso ao sistema para os demais profissionais da educação nas escolas, o volume de informações presentes na plataforma aumentou consideravelmente. Sem nos deter apenas ao fornecimento de informações, o uso direto do ambiente do CONVIVA nas escolas do município, proporcionou aos educadores um novo despertar para o uso das TIC’s no ambiente escolar, ao mesmo tempo em que encurtou distâncias entre técnicos da SME e gestores escolares. E assim conseguimos construir uma rede interligada de informações que engloba todos os envolvidos no desenvolvimento da educação do município. Aos poucos, com o estudo e a concentração das informações no site, hoje é possível toda a equipe ter acesso à dados concretos, confiáveis e em tempo real. Essa realidade torna possível um planejamento fidedigno, que supre de maneira eficaz as necessidades ou falhas do Sistema Educacional de Ensino, ocasionando uma significativa melhoria no nível educacional do município.

Todos os profissionais envolvidos na gestão educacional, foram beneficiados com a utilização das ferramentas da Plataforma CONVIVA EDUCAÇÃO, umas vez que todas as ferramentas são utilizadas pelos profissionais da SME. 

Estratégias de articulação: disponibilidade de um técnico para monitorar e coordenar a alimentação do portal; encontros para estudo e apropriação dos conteúdos e ferramentas, com a participação de diretores de polos educacionais, dirigentes escolares, coordenadores pedagógicos, técnicos da SME; utilização das vídeos conferencias; utilização dos vídeos; apreciação de outras experiências publicadas; socialização de informações institucionais.

 

Atualmente a SME mantém um técnico responsável pelo monitoramento de todas as ações escritas e vividas na SME e nas escolas. Dessa forma, é possível também, acompanhar a aplicação do Plano Municipal de Educação, avaliando o resultado das ações das metas do PME. Todas as informações produzidas são diariamente fornecidas ao sistema para registro e processamento de dados que futuramente consultados, servirão de base para elaboração do planejamento educacional, como também auxiliará aos gestores na tomada de decisões.

Dentre as competências e habilidades, pode-se destacar uma melhor desenvoltura da equipe com o uso das TIC's, voltadas para a atualização em tempo real de dados educacionais, financeiros e administrativos, produzidos diariamente pela SME e escolas. O monitoramento das informações e alimentação do CONVIVA e demais atividades do dia-a-dia da secretaria e escolas, tornou-se uma relação simbiótica, uma vez que o registro de todos os dados educacionais, é necessário para perpetuar uma gestão educacional eficiente, pautada na resolutividade dos entraves e problemas administrativos em tempo hábil. Isso nos leva a concluir que a utilização do CONVIVA hoje, como ferramenta de trabalho, influenciará positivamente na qualidade da educação no municipio de Boa Viagem, projetando a educação do municipio para um avanço significativo em um futuro não muito distante. É uma realidade que hoje está ao alcance de nossas mãos, mas que ate pouco tempo atrás parecia quase impossível.  

 

Para vencer os desafios que se apresentaram nesse processo de registro de dados para alimentação do ambiente CONVIVA, foram realizados encontros semanais para estudos e avaliação da interação dos profissionais com o portal, visitas as unidades escolares, socialização de informações via redes sociais, etc. Nesses encontros foram oportunizados momentos de debates, exposição de opiniões, ideias, entraves, bem como o apontamento de soluções, apoio constante do suporte da plataforma.Tudo isso construido coletivamente com toda a equipe de profissionais envolvidos no sistema educacional do município de Boa Viagem. Além do registro e processamento dos dados de gestão financeira, pedagogica, administrativa, etc, uma das inovações importantes que o CONVIVA nos trouxe, foi o despertar dos educadores para o uso das TIC's. Nem todas os profissionais da educação, possuem uma boa desenvoltura para o uso das tecnologias da informação, ferramentas que muito auxiliam no processo educacional, em especial na otimização das ações e na tomada de decisões por parte dos gestores escolares. Indo mais adiante, a funcionalidade da plataforma, nos possibilitou o acompanhamento mais eficaz da aplicabilidade do PME. Hoje, em tempo hábil é possível acessar dados qualitativos e quantitativos das ações traçadas em cada meta do Plano Municipal de Educação. 

 

Contínua (ação permanente)
Em andamento

A cidade de Boa Viagem está situada na região central do Ceará, abrangendo um território de 2.836,774 km², uma imensa extensão territorial, dividida em 13 distritos, ocasionando a existência de escolas de até 72Km de distância da sede do município. Atualmente a SME tem como gestora Municipal a Professora Ms.. Maria Dias Cavalcante Vieira. Esta situada a Rua José Rangel de Araujo, Nº 221 - Altos do BB, pertence a 12ª Coordenadoria Regional de Educação de Quixadá, CREDE 12. A rede Municipal de Ensino encontra-se assim estruturada: 68 escolas ativas, 03 Centros de Educação Infantil e 02 Instituições Privadas, distribuídos em 12 Polos Educacionais, atendendo a 8.125 alunos, para isso conta com 481 professores concursados e 162 professores contratados, 30 coordenadores pedagógicos, 490 funcionários. A estrutura administrativa da SME se apresenta: 1-Secretaria /gabinete; 02 Assessorias Educacionais,  04 Coordenações: de Gestão, Pedagógica, Apoio ao Estudante e Recursos Humanos, Administrativa e Financeira. O maior entrave encontrado pela SME e que ao mesmo tempo é também um desafio, é fazer chegar uma educação de qualidade em todas as escolas, uma vez que o municipio possui uma vasta extensão territorial. A plataforma CONVIVA EDUCAÇÃO através de suas ferramentas, colocou diante de todos os profissionais que trabalham da gestão educacional do nosso município, a possibilidade de alcançar resultados positivos, onde não apenas podemos colher os frutos desse trabalho hoje, como também projeta a qualidade da educação para um futuro promissor, de sucesso, de alcance de metas. E assim, oportunizar o acesso à uma educação de qualidade a todos os cidadãos e cidadãs boa-viagenses.

Administrativa
Alimentação Escolar
Democrática
Estrutura e Documentação
Memorial de Gestão
Orçamentária e Financeira
Pedagógica
Pessoas
PME
Regime de Colaboração
Relacionamento entre SME e Escolas
Transporte Escolar
3808 Votos