Carregando
NOVO PAR: encerramento da etapa de planejamento

A etapa de planejamento do 5º ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) foi encerrada no dia 27 de fevereiro de 2026. Por isso, com o intuito de orientar os Dirigentes Municipais de Educação e as equipes técnicas, a Undime, por meio da plataforma Conviva Educação, em parceria com o Ministério da Educação, realizou um webinário no dia 24 de fevereiro, às 15h (horário de Brasília).

Foi a última oportunidade para tirar dúvidas e receber informações para finalizar essa etapa do Novo PAR, instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão das redes de ensino da educação básica, bem como de assistência técnica e financeira do MEC aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, com foco na melhoria da qualidade da educação.

É por meio do PAR que o FNDE transfere recursos da assistência financeira voluntária do MEC, inclusive provenientes de emendas parlamentares, aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, para iniciativas diversas, como a aquisição de ônibus do Programa Caminho da Escola, equipamentos de tecnologia e aparelhos de ar-condicionado; a construção de escolas e creches; e a formação de professores e profissionais da educação, entre outras ações.